De todas as coisas estranhas que a cultura pop japonesa tem, e acredite que não são poucas, acho que nenhuma é mais estranha do que a cultura das idols. Sim, eu acho idols mais estranhas do que isso:
Mas o que são idols? Bem, "idols" são grupos de garotas que cantam musica pop. Não muito diferente do que acontece no ocidente. Porém, totalmente diferente no ocidente, elas tem contratos absurdamente bizarros com suas produtoras que regulam cada aspecto da sua vida para que ela seja vendida (e os produtos relacionados a ela) como uma waifu perfeita, virgem e disponível para os seus sonhos otakus mais loucos.
E quando eu digo contratualmente, é sério isso. Ano passado uma Idol (que não teve o nome revelado) teve que pagar uma multa de 650 mil yenes (aproximadamente 25 mil reais) por quebra de contrato ao assumir namoro com um garoto. Via de regra, a justiça japonesa tende a levar contratos muito a sério e por mais bizarros que eles sejam, se a pessoa estava ciente do que estava fazendo quando assinou (ou os pais dela, no caso de menores), bem, azar o seu.
As idols tem toda sua scripitada e todas suas palavras em publico coreografadas para vender, mais do que a música, a ideia de que ela é um objeto de desejo para otakus. Uma idol não pode, contratualmente, ser vista comprando determinados produtos ou mesmo entrando em certas lojas e muitas vezes as produtoras preparam quartinhos com produtos mundanos para que as idols possam consumir, digamos, um chiclete em um lugar fechado sem expor a sua imagem.
Adicione a isso uma carga de trabalho tremendamente bizarra MESMO para os padrões japoneses, uma industria que não apenas incentiva como depende de um fanatismo patologico por parte dos fãs para sobreviver e nós temos uma situação que parece algo que você veria passar no Super Cine.
Por isso a ideia de um anime sobre idols onde elas são zumbis não soa apenas como uma bizarrice aleatoria que veriamos no Japão, mas uma critica social tão pertinente quanto pesada.
Pense sobre isso: idols são tratadas como cavalos de trabalho subhumanos e no momento em que seus segredos são descobertos elas serão socialmente mortas no ato. Em Zombieland Saga a diferença é que no momento que o seu seus segredos forem descobertos (no caso, serem zumbis), elas serão fisicamente mortas no ato.
Por isso mesmo, dado todo esse contexto, você tem todos os motivos do mundo para esperar que Zombieland Saga seja mais do que o milhonésimo anime sobre meninas fofinhas fazendo coisas bonitinhas...
THE STORY SO FAR:
De todas as coisas estranhas que a cultura pop japonesa tem, e acredite que não são poucas, acho que nenhuma é mais estranha do que a...
POSTADO EM:quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019