O Brasil parou. Nas ruas, as pessoas não falam de outra coisa. Ninguém sequer mais lembra o que é uma Croácia, todo mundo só está discutindo a grande final da primeira categoria da premiação mais importante da cultura pop! Quem levará o Dogoncio de Ouro de melhor série de 2022? É o que descobriremos agora!
Apenas relembrando os indicados a premiação mais relevante da TV/streaming:
Doctor Who (arco da 13a Doutora)Hawkeye
The Witcher
Peacemaker
Dark
Moon Knight
Babylon 5
Halo
Obi-Wan Kenobi
Ms. Marvel
The Boys
The Sandman [Terceiro Lugar]
The Expanse [Segundo Lugar]
Stranger Things
Tales from the Loop
Andor
Então, sem mais delongas, a melhor, mais brilhante, mais chocolante, mais nepomucenica série que eu assisti em 2022 foi...
Admitam, vocês não esperavam por essa. Eu não esperava, e se para ser honesto, acho que nem mesmo a Disney esperava.
Porque vejam, se tem uma coisa que eu acho estúpida nessa vida é aquele argumento de "não precisava desse filme ou dessa série". Amigo-lhes, estamos falando de entretenimento, nada realmente PRECISA, até porque eu já disse que não importa o que é contado e sim COMO é contado. Porém, isso sendo dito...
... acho que todo mundo concorda que ninguém realmente pediu um filme contando como os rebeldes conseguiram os planos da Estrela da Morte. E ainda sim esse filme foi feito, se chama Rogue One, e... é o melhor filme de Star Wars feito nos últimos trinta anos, fácil. Não que a competição seja grande, com o George Lucas não sendo exatamente brilhante nas prequels e quanto menos lembrarmos que aquelas abominações horrendas que a Disney fez (cuja numeração eu não citarei, mas ficam entre o 6 e o 12) existem, mais felizes todos seremos.
Ainda sim, Rogue One - o filme que ninguém pediu - existe e é um filme muito legal. Huh, quem diria...
Porém, contudo, todavia, entretanto... quando a Disney anunciou que ia fazer uma série baseada em um dos personagens desse filme... devagar com o Andor que o santo é de barro, Dona Disney! (viram o que eu fiz aqui? Hã? Hã?). Tá, tudo bem, vocês realmente acertaram a mão com Rogue One onde ninguém esperava nada, mas um spin off disso é meeeeeeeeeeio que forçar a amizade já. E por meio eu quero dizer MUITO.
Não por nada, Andor é a série de Star Wars com menos visualizações no Disney+ pq forçada de barra tem limite, né Dona Disney? E olha que eu tenho certeza que metade das visualizações da série do Obi Wan foi apenas pq o pessoal pegou no sono na metade e deixou no autoplay. Mas divago.
Mas então... então, tem uma coisa. Quando alguém vai adiante com um projeto que parece ir de nada a lugar nenhum, existem duas possibilidades: ou algum executivo quer muito, muito, muito mesmo um bonus de natal e tá forçando a barra com a fúria de mil sóis amarelos... ou alguém quer muito contar uma história. Nós achavamos que Andor era o primeiro caso, porém tão logo as primeiras reviews da série começaram a sair, nasceu a desconfiança de que - pasmem - existia uma razão dessa série existir.
Então, eis a pergunta de um milhão de créditos republicanos: pra que essa série existe? Bem, responderei essa pergunta com outra pergunta:
Pq o Império é mau?
Não, sério, Star Wars existe a QUARENTA E CINCO ANOS (ou seja, um terço da idade dos mods daqui) e eu nunca encontrei uma resposta satisfatória a essa pergunta. Quer dizer, os filmes DIZEM que o Império é do mau e os rebeldes são os mocinhos, mas aí é que está a coisa: nos três filmes da trilogia clássica nós não vamos o Império sendo realmente MALVADÃO.
Existem duas cenas apenas em que isso acontece (a destruição de Alderaan e a morte dos tios do Luke), mas sinceramente, são cenas muito fracas e mal dirigidas. 15 segundos depois os personagens envolvidos já esqueceram completamente disso para nunca mais tocar no assunto novamente, então enquanto tecnicamente, sim, eles fizeram coisas bem ruins como destruir um planeta ou incinerar pessoas vidas, na prática... meh. Não é a sensação que o filme passa para o espectador, exceto que "tem que ter um vilão e não pergunte muito sobre isso".
Mas sabe o que o Império sempre pareceu pra mim? Pateta. Os Stormtroopers são ridiculamente incompetentes em todos os sentidos ao ponto que eu fico muito surpreso que não toque essa música toda vez que um aparece:
A organização de como as coisas funcionam dentro do Império não parece ser muito mais séria do que isso, chega a ser uma piada recorrente nos filmes antigos como os funcionários parecem ter medo de ser promovidos pq o Imperador e o Darth Vader tem uma abordagem de gestão de pessoas fantabulosa:
Então essa é a coisa: eu nunca achei o Império ameaçador, eu sempre achei ele terrivelmente desorganizado, incompetente e BEM pateta. Todos os produtos relacionados a Star Wars tentam consertar isso, fazendo parecer o Império parecer fodão e ameaçador e terrível. Quadrinhos, jogos, livros, pictogramas nas linhas de Nazca, todo mundo quer desfazer a imagem que os primeiros filmes formaram do Império pq ela não é muito boa realmente.
Todo mundo, exceto Andor. E é aqui que as coisas começam a ficar interessantes.
Pq veja, a história que Andor conta não é como "o Império sempre foi fodão e terrível", não, não é isso que essa série faz. Pelo contrário, ela mostra o Império como a imagem que os primeiros filmes passam: uma máquina burocrática gorda, lenta, incompetente e que é movida mais na base de caprichos pessoais do que por algum plano a longo prazo. Em outras palavras, o Império é um governo. Simples assim.
HÃ, TENHO QUE DIZER, ISSO NÃO PARECE MUITO AMEAÇADOR REALMENTE...
Mas é aqui que está a beleza de Andor: e não é mesmo. Ao menos não inicialmente. No começo da série, no que ela mostra, o império é muito mais um incomodo do que uma ameaça realmente. Sim, vc tem que aguentar oficiais fazendo pirraça e ficar quieto, mas eles geralmente não causam muito mais problema do que exigir um suborno ou no máximo meter umas porradas em alguém apenas pq eles podem.
O que quer que o Imperador queira fazer, ele está descobrindo do jeito dificil que lidar com a política do Senado é muito mais trabalho do que foi tirar os jedi de cena... não é atoa que ele precisou de uma arma que destrói planetas pra poder fechar o Senado e acabar com essa incomodação na vida dele. Politicos, man, não importa a galaxia...
E é aqui, nesse exato ponto, que entra o personagem-título e que devido a uma tragédia de erros (e em parte porque ele foi manipulado a isso), começa um processo de quebrar esse status quo. Muito por estar no lugar errado na hora errada, Cassian Andor faz parte de um processo que vai mudar as coisas em favor dos rebeldes para sempre.
De certa forma, narrativamente Andor lembra muito outra série inenarravelmente boa: Arcane. Tem a mesma pegada sobre como um cara aleatório mudou o status quo do cenário devido a algumas cagadas de azar e a forma corrupta e burocrática com que o sistema funciona.
Porque veja, toda a série é realmente sobre uma espiral de escalonamento: o Império está lá fazendo as coisas de governo opressor dele (mas não a ponto de invadir a casa das pessoas e torturar elas just because eles podem, opressor mais social), os rebeldes começam as primeiras estocadas de insurreição, o governo é uma criança grande e gorda que nunca tinha apanhado de ninguém (ou sequer ouvido um "não") então ele começa a aumentar o peso da sua mão, então os lideres dos rebeldes precisam recorrer a figuras mais obscuras que vão fazer eles ficarem mais parecidos com o que estão combatendo - um alemão chamado Frederico falou algo sobre olhar muito profundamente para um abismo - e assim eles vão nessa dança de escalonamento até culminar no conflito armado em que os filmes já se encontram.
E esse processo de escalonamento da ameaça, como o Império passa só uns guardinhas que querem cobrar impostos e levar um suborno pra te deixar em paz a soldados que literalmente chutam a porta da sua casa e torturam quem precisar pra eles conseguirem o que querem, bem, Andor é sobre isso. E ver esse processo se desenvolver é fascinante.
Quando Andor termina, você finalmente entende depois de QUARENTA E CINCO ANOS, pq o Império é mau. Não pq eles sejam uma máquina de guerra supereficiente e inteligente, os filmes mostram claramente que o Império não é isso, mas sim pq ele é uma máquina burocrática de proporções infinitas onde ninguém usando brasão e uniforme precisa realmente lidar com as consequencias dos seus caprichos. E poucas coisas conseguem ser realmente mais crueis e assustadoras que um burocrata que vivia seguro na sua bolha e então passa a se sentir ameaçado, como cinco mil anos de história da humanidade tão bem ensinam.
Como um personagem diz em certa altura: "É mais fácil se esconder atrás de 40 atrocidades do que de um único incidente”. Andor é sobre isso.