MELHORES DE 2022: Séries [Terceiro Lugar]

| sexta-feira, 30 de dezembro de 2022
Ano novo começando, e isso significa uma coisa muito importante. Mais importante que o especial de Natal do Roberto Carlos (isso existe ainda? Fica a questão), mais importante que o CD da Simone (ou Mariah Carey se vc for americano) tocando em loop dezembro inteiro, muito mais importante que isso. Estou falando, é claro, que chegou a época das premiações de melhores do ano!

E entre elas, é claro que uma em particular se destaca! Maior que o troféu imprensa, mais tecnica que o Prêmio Puskas, mais polemica do que o bancário do ano pela FEBRABAN do Acre... estou falando, é claro, da minha lista de melhores de 2022!

Agora, apenas para lembrar, essa lista se refere ao que eu assistir em 2022, não necessariamente o que saiu esse ano. Se algo saiu em anos passados e esta aparecendo na lista desse ano, azar é do goleiro, eu assisti o que eu assisti. E se vc tem algum problema com isso, bem, eu não fico me metendo em como você organiza as suas listas de melhores do ano!

EU NÃO ACHO QUE MAIS NINGUÉM VAI ANOTANDO O QUE FEZ DURANTE O ANO PARA DEPOIS FAZER UM POST QUE APENAS 10 PESSOAS VÃO LER, NUMA PERSPECTIVA TOTALMENTE FORA DA REALIDADE DE OTIMISTA. CHAMA-SE TER UMA VIDA, SABE?

Não, não posso dizer que o conceito me seja familiar...

SUSPEITEI DESDE O PRINCIPIO...

Hã, seja como for, vamos aos trabalhos e os indicados desse ano a categoria MELHOR SÉRIE 2022 são...

  • Doctor Who (arco da 13a Doutora) 
  • Hawkeye
  • The Witcher
  • Peacemaker
  • Dark
  • Moon Knight
  • Babylon 5
  • Halo
  • Obi-Wan Kenobi
  • Ms. Marvel
  • The Boys
  • The Sandman
  • The Expanse
  • Stranger Things
  • Tales from the Loop
  • Andor
Então, sem mais delongas e mistérios, o terceiro lugar e medalha de bronze vai paraaaaaaa...


Durante muitos anos, especialmente durante o grande boom das adaptações de quadrinhos para o cinema - especialmente com os sucessos bilionários da Marvel - sempre houve um sonho (viram o que eu fiz aqui, hã, hã?) de adaptar as maiores obras dos quadrinhos para a tela grande.

Quando se fala das maiores obras dos quadrinhos, poucas coisas são realmente maiores do que o cara que te faz ficar com remela nos olhos a noite (essa "areia" é da onde vem o "sandman" ser o senhor dos sonhos, não confundir com o inimigo do Homem-Aranha que acha que fazer cosplay de Freddy Krueger é o último grito da moda). E a outra coisa que se falava é que simplesmente não podia ser feito.

Sandman foi chamado de "infilmavel" e "inadaptavel" mais vezes do que eu tive match no Tinder...

NÃO FORAM TANTAS ASSIM, ENTÃO...

Fato, escolha infeliz de exemplo. Ainda sim, vcs pegaram a ideia. Mas pq, de todas as coisas, essa serie era areia demais para o caminhãozinho (viram o que eu fiz de novo? To on fire hoje, yo!) do cinema e da televisão? De forma bastante simples, devido ao seu maior ponto forte: o seu texto. O que faz Sandman ser realmente especial, o que faz Sandman ser Sandman é a qualidade do texto de Neil Gainman, as ideias que ele passa. Como o seu protagonista, Sandman é mais para poesia onírica do que um cara com super poderes socando bandidos, é sobre ideias maiores do que a vida, maiores do que deuses. Quer dizer, a história é sobre o Sonho (não um cara com poderes de sonhos, literalmente a personificação do conceito) e seus irmãos Destino, Delirio, Morte, Desespero... vc pegou a ideia. Essa é uma história é sobre... sonhos, em todos os sentidos das palavras.

O que, nos quadrinhos, é muito bonito. Especialmente com a arte de uns desenhistas que tavam virados no Jiraya pra vender essa ideia daquele estado de semiconsciencia entre o acordado e o dormindo. Desncessário dizer que funciona. Muito. Nos quadrinhos.



O problema começa na hora de adaptar isso para uma midia mais visual. Sério, eles vão fazer como? Dois caras sentados num banco conversando por 45 minutos, durante 10 episódios ou um filme de 2 horas? Tá, o Tarantino de fato coloca cenas de 20 minutos de apenas personagens conversando, e é muito foda, mas é pq ele é o Tarantino e só existe um Tarantino.  Se as suas chances de uma jogada dar certo é dizer "mas o Pelé consegue fazer" e vc não tem o Pelé (descanse em paz, GOAT) para faze-la... as chances dela dar certo não são muito grandes.

Não é que Sandman não tenha cenas de ação, mas a obra não é sobre isso. A obra é sobre ideias, sobre conceitos... e isso não combina bem com o cinema e menos ainda com a TV, onde a disputa pela atenção de um mundo que sofre generalizadamente de TDAH é cada vez mais brutal.

Então por esses motivos, durante muito e muito tempo se disse que Sandman não podia ser adaptado. Até que foi. E muito bem. Mas como?

Bem, algumas coisas deram certo aqui. Primeiro, que o criador dos quadrinhos, também trabalha com roteiros (escrever livros e escrever roteiros para TV são dois trabalhos completamente diferentes e ser bom em um não quer dizer que vc sequer saiba como fazer o outro). Em segundo lugar, ele teve bastante experiencia com as adaptações bem menos felizes dos seus outros trabalho (Deuses Americanos e Good Omens), e aprendeu bastante sobre o que NÃO fazer. Com efeito, ele disse em uma entrevista a IGN que para adaptar Sandman teria que ser feito por alguem com a obsessão que Peter Jackson tem com Senhor dos Aneis ou Sam Raimi com o Homem-Aranha. Isso é um começo sólido, definitivamente, mas não explica tudo.

O que a série realmente faz é adaptar as ideia para um formato que funciona melhor na TV. Isso quer dizer duas coisas: primeiro, que os dialogos são convertidos em cenas visuais tão oniricamente quanto possivel, mas sem esquecer que é para quem está assistindo na TV entender. Isso é mais dificil de fazer do que falar, mas quando é bem feito... bem, temos cenas como a disputa do Sonho com Lucifer, é uma cena que eu vou lembrar por muitos e muitos anos.


A outra coisa que torna Sandman mais palatavel para a televisão é que o nosso (não) herói tem um arco de personagem mais definido. Morfeu, o senhor dos Sonhos, vulgo Sandman, é um dos Eternos. Entidades-conceitos tão antigas quanto (ou mais) do que o próprio tempo. Isso quer dizer que ele não é "um cara", ele é uma figura alienigina que por acaso tem uma forma humana pq senão virava Lovecraft saporra. Ainda sim, ele claramente não é um de nós - e isso é um elogio, é muito dificil a televisão ou o cinema fazer um alien que não seja apenas um "humano com pele colorida", ter uma forma de pensar e valores realmente alienginas é algo muito dificil de escrever pq... bem, pq a gente não tem nada do tipo para comparar, a unica cultura que a gente conhece é a humana.

Porém depois de passar 70 anos aprisionado entre os humanos, 70 anos esses que seus irmãos só mandaram um "tomate cru é vitamina" pra ele, Sandman começa a considerar a ideia que os seus irmãos são meio cuzões e que os humanos, por todas as merdas que nós fazemos... bem, nós estamos tentando fazer o melhor que podemos com as ferramentas que nós temos. Isso não quer dizer que ele vira o melhor buddy-buddy da humanidade, mas o processo de ver uma figura alien aberrante começar a questionar a forma com que ele fazia as coisas é deveras interessante de assistir.

E claro, adicione a isso as ideias realmente criativas de Gainman sobre como explorar as várias facetas do sonho através de contos isolados (eu particularmente gosto do episódio sobre os gatos, é um exemplo perfeito do que faz Sandman ser tão bom) e temos uma série muito interessante de assistir.

SE É TÃO INTERESSANTE... PQ ESTÁ APENAS NO TERCEIRO LUGAR?

Então... mas, porem, todavia, contudo... isso é realmente curioso que o ponto fraco da série não é quando ela tenta adaptar as ideias mais fora da casinha dos contos sobre sonhos (como o episódio da lanchonete, aquilo é realmente ótimo, ou o episódio que ele dá um role com a irmã em um dia de trabalho da Morte), o problema é quando ela adapta o que é mais normal.

Os arcos narrativos que não são episódios isolados, e ironicamente mais faceis de adaptar para a televisão, são bastante... bem, desinteressantes - em especial o arco final da série, eu achei beeeem marromenos. Sandman funciona em seu melhor quando está sendo estranho, quando ele tenta emplacar uma jornada do herói comum... bem, isso é comum. 

O que eu quero dizer é que é meio que nem nos filmes do Godzilla que sempre tem alguns humanos com seus draminhas pra dar tempo de tela (pq o filme não pode ser 2 horas de maquetes sendo pisadas) e com os quais ninguem se importa pq a gente assiste o Godzilla pra ser o Godzilla godzillamente, não aquela gente que eu não ligo. Sandman funciona de forma bem parecida, ele precisa ser esquisito e estranho para funcionar - funciona quando é... mas não o é o tempo todo. Ergo, terceiro lugar.
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