Melhores do ano 2021 [SÉRIES]

| domingo, 6 de fevereiro de 2022


Essa lista se refere a tudo que eu assisti em 2021, não necessariamente o ano que a série foi lançada. Olhando no geral a lista é pequena pq eu realmente não sou de assistir muitas séries e as que eu assisto eu não maratono já que ... bem, pra que? Sério, que pressa é essa toda que as pessoas tem que precisam fastfoodizar tudo e socar tudo no vamo que vamo só pra marcar em um checklist que consumiram?

Isso não faz sentido pra mim, então eu continuo no meu ritmo levando a vida devagar pra não faltar o amor. Isso sendo dito, eis a lista do que eu assisti nesse ano que passou:
  • The Mandalorian 
  • The Office
  • Lucifer
  • Wandavision
  • The Falcon and the Winter Soldier
  • Justice League's Snyder's Cut (eu assisti como série, se vc sentou e viu de uma vez só problema seu)
  • Loki
  • Babylon 5
  • Cowboy Bebop
  • The Witcher
  • Power On: The Story of Xbox
A escolha é muito dificil, embora o primeiro lugar seja fácil pra mim escolher apenas uma pra segundo e terceiro lugar não é tão simples assim... Assim, sem mais delongas, vamos ao Top 3 do que eu assisti em 2021!

BRONZE: The Witcher (season 1)



Vou dizer que eu não estava esperando nada particularmente dessa série, porque o que separa esse cenário de fantasia dos outros demais cenários de fantasia mágica são dois pontos muito fáceis de se perder em uma adaptação para a televisão: primeiro que a escrita de dialogos do Andrzej Sapkowski é, sem exagero, a melhor que eu já vi em um livro.

Os livros do bruxeiro Geraldo vivem e morrem pela qualidade excelente do dialogo, e para a Netflix cagar isso é um tapa. O que não aconteceu, embora os dialogos da série não serem estelares ainda são interessantes o suficiente - especialmente porque o Henry Cavil é um homão nerdão da porra que entende todo o significado desse título e o que esse personagem representa.

O segundo ponto relevante e que faz o Bruxista único é que os monstros não são apenas monstros-graaurr-vou-te-comer-graaur. Existem tons de cinza na bestialidade das bestas, e normalmente os humanos acabam sendo mais monstruosos que os monstros - raramente as coisas são simples assim. Convém lembrar que The Witcher é baseado acima de tudo no folclore do leste europeu, e isso é uma cultura inteiramente diferente das culturas maniqueístas moldadas  a ferro e fogo (não raramente, de forma literal) pelas três grandes religiões monoteístas ocidentais. 

Então é complicado e eu fiquei realmente feliz que eles tentaram transmitir essa sensação.

Outra coisa que eu gostei muito é que eles fizeram algo que eu não achei que eles teriam coragem de fazer: adotaram a estrutura episódica dos primeiros contos do Geraldo. Isso quer dizer que a série é composta por vários contos ocorrendo em momentos diferente da história, e a série confia na inteligencia do espectador para juntar os pontos. Não é necessário nenhuma investigação Hercule Poiristica para entender como as narrativas individuais se encaixam em uma única timeline, mas confiar na inteligencia do espectador sempre é arriscado pq as pessoas são burras pra caralho.

E com efeito deu fenomenalmente errado, as pessoas SÃO burras pra caralho e reclamaram que não entenderam, de modo que a Netflix fez a segunda temporada bem mais for dummies e... bem, a segunda temporada não é algo que eu assisti em 2022 e não será discutida aqui.

PRATA: The Mandalorian 


Rapaz, mas que bela caçamba de lixo flamejante a Disney transformou Star Wars com esses filmes heim? Sério, como você pega uma franquia que é tão amada que sobreviveu as terríveis prequels do George Lucas e eleva a um ponto que virou consenso de "vamos fingir que essa bosta nunca aconteceu".

Então é nesse ponto que estamos, o nome de Star Wars mais na lama que porco em dia de chuva... quando Jon Favreu decidiu salvar Star Wars, assim como ele salvou a Marvel botando pra funcionar o MCU.

Mas qual é o segredo de Mandalorian? Bem simples, o João Favão entende Star Wars, entende o que faz Star Wars funcionar. O que isso significa que o protagonista da série é um muppet? Sim, é. Nós amamos essa coisa de não ter vergonha de abraçar coisas que outras produções jamais fariam. Sim, então o protagonista é um fantoche. Porque é isso sobre o que Star Wars é.

A história é bastante simples, mas contada eficiente e com sinceridade? Sim, você não pode dizer que a história do homem endurecido pela vida aprendendo a amar uma criatura inocente é realmente inovadora (The Witcher, The Last of Us, Logan, God of War...) mas as vezes simples e sincero é mais que o suficiente, e definitivamente Star Wars é sobre histórias simples e sinceras.

Star Wars não precisa reinventar a roda, uma série de filmes que nasceu como uma versão Sessão da Tarde de Duna funciona melhor quando é simples e divertida, e é isso que o Mandaloriano é. Atire um pouco de lore, alguns personagens queridos pelos fãs (como o episódio que a aparece a Ahsoka, que é a melhor coisa que saiu de Star Wars no ultimos trinta anos antes dessa série)

Tudo que a gente precisa agora é que a Disney pare de tomar decisões como dos filmes e veja o que João Favrão está fazendo na série, mas um problema de cada vez.

OURO: E a melhor série que eu assistir em 2021 foi...

WANDAVISION!


"Avengers: Endgame" foi o maior acontecimento cinematográfico que eu vivi durante a minha vida, e eu não consigo pensar em nada parecido na história do cinema. Sério, é o episódio final de uma série que estava sendo construída a DEZ ANOS, eu assisti na pré-estreia a meia noite com cinema lotadaço e todo mundo vibrando como se fosse estádio de futebol. Sério, foi uma energia, um acontecimento que não tem como replicar (sério, acho que nunca mais eu vou ver uma sala de cinema vibrar como se fosse gol quando o Capitão América disse "Avengers... Assemble!", foi uma loucura)

E de alguma forma o filme entregou tudo que todo mundo estava esperando. Foi um final emocionante, épico e lindo pra uma série de filmes tão querida.

Enfim, Endgame foi do caralho... mas também foi um problema. Quer dizer, não foi apenas uma season finale filme para concluir a história dos Avengers, foi uma séries finale. O MCU terminou ali, tá contada essa história, grandes memórias e vida que segue.

Então... aí que está a coisa complicada: como você faz uma continuação depois disso? Como você faz um MCU 2? Parece uma tarefa herculeamente impossível, muitos diriam que não tem como e eu acreditava nisso...

... exceto que a Disney tinha uma ideia. Como você continua a história depois que a história terminou? Bastante simples: faça a mesma coisa que fez os filmes darem certo, só que mais ambicioso, mais louco, mais "vamo que vamo e vamo quicando". O publico está pronto para isso.

Mas... o que foi que deu certo nos filmes em primeiro lugar? Bem, talvez você não lembre, mas houve um ponto que os filmes da Marvel estavam caminhando para morrer. A fase 2 de filmes apresentava retornos cada vez menores com filmes que eram continuações só pelo propostio de serem continuações: Homem de Ferro 2 e 3, Thor 2, Vingadores 2... ninguém liga muito pra esses filmes realmente e assim o MCU ia se apagando silenciosamente.

O que foi que deu certo? O que foi que mudou? A abordagem da Disney com esses filmes, uma abordagem mais ousada: ao invés de só vomitar continuações sem alma como uma máquina corporativa (que é o que a Disney é), dá pra fazer algo melhor que isso, algo mais inteligente.

Procure alguém com uma ideia realmente boa e verdadeira paixão por um projeto, e então entupa o rabo desse cara de dinheiro pra ele realizar seus sonhos mais loucos. Acredite, o publico é burro como uma porta mas humanos conseguem sentir a diferença entre algo feito em uma linha de montagem e um filme feito por quem tava com tesão de contar aquela história.

Tudo isso começou com os irmãos Russo em Capitão América 2: O Soldado Invernal que não era só um filme de super-herói, era sobre algo que os caras queriam realmente falar sobre. É um filme sobre o poder do controle de big data que governos e grandes corporações tem, e sobre o quanto aceitamos abrir mão da privacidade em troca de uma promessa de segurança. É um filme sobre um tema relevante aos seus idealizadores, é um filme sincero, e é um ótimo filme.

Foi nisso que acendeu a luz no Kevin Feige que esse era o caminho e a verdade: pegue um cara com tesão, deixe ele realizar o seu sonho... só dê algumas diretrizes para a coisa se encaixar no big plan e taí, o MCU vive e todo mundo se importa com ele!

Foi o que os irmãos Russo fizeram com Capitão América e depois os Avengers 3 e 4, o que Taika Waititi fez com Thor Ragnarok (hoje todo mundo ama o Thor, mas lembre de como era antes desse filme) e o que o Ryan Coogler fez com Pantera Negra. Seja verdadeiro, faça o seu filmes, colabore com o Master Plan claro, mas faça algo genuíno. É isso que faz os filmes da Marvel funcionarem (e é o que faz eles não funcionarem também, vide filmes que não são sobre nada em particular como Os Eternos).

Tá, mas e as séries com isso? Ora, foi o que a Disney percebeu tinha que fazer com suas séries. Tipo alguém bate na porta da Marvel e diz "Seu Mickey, eu quero muito muito mesmo fazer uma série que é uma carta de amor a história da televisão... e que ao mesmo tempo é um mistério ao estilo "Além da Imaginação" que eu cresci amando. Posso fazer isso?"

Ao que o Mickey prontamente dirá "Há há, claro que sim amiguinho, apenas siga algumas diretrizes gerais mas faça essa série com o coração ha há!".

E é basicamente assim que Wandavision foi feita. Em primeiro lugar é uma ideia autoral única, em segundo lugar é uma engrenagem na máquina corporativa e ser nessa ordem é muito importante, porque como eu disse o publico sente isso. Embora a Feiticeira Escarlate seja um dos personagens mais legais dos quadrinhos, nos filmes eu meio que cagava pra ela. E o Visão então, pff, pro inferno com o Visão, quem liga pro Visão?

Bem, seis episódios sinceros depois eu me importo muito, eu diria até que a Feiticeira Escarlate é a minha personagem favorita do MCU 2. E o Visão é maneiro também, eu vou me importar se ele estiver em algum dos filmes agora. Vê a diferença que a abordagem faz?

E é isso que a Marvel tá fazendo agora, e eu acho que está funcionando majoritariamente bem. Hawkeye é sobre ser um filme de natal no formato de série, O Falcão e o Soldado Invernal é sobre ser uma daquelas histórias de "policial careta/policial pirado" (que eu não acho que o resultado foi tão legal, mas eu gosto da ideia) e assim vai.  E Loki... bem, pra mim é basicamentne Control só que com viagens no tempo, eu não sei bem que categoria isso se encaixa mas é bem legal. 

Mas de qualquer forma, minha favorita dessas séries autorais definitivamente ainda a mais estranha e por isso mesmo ambiciosa: Wandavision, a série que não apenas me fez acreditar mas saber que o MCU 2 está vivo e que mesmo que uma história que nós amamos tanto terminou magnificamente com Avengers Endgame, uma nova bem legal está começando!

Next Prev
▲Top▲