[FILMES] E se Hollywood fizesse um filme sobre Evangelion? (ou Pacific Rim 2: Uprising)

| sexta-feira, 1 de maio de 2020


Talvez vocês não saibam, mas lembrar de boatos obscuros dos tempos da internet discada pré-Google é um dos meus super poderes. Quem precisa de supervelocidade ou a habilidade de se teletransportar quando você consegue lembrar de boatos aos quais absolutamente ninguém se importa mais hoje em dia?

Pois é. Foi o que eu pensei.




Mas então, lembram do Dragon Ball AF? Provavelmente não, mas eu lembro de um tempo em que revistas (cof) especializadas discutiam se um anime existia ou não. O quão bizarro isso parece hoje? Quer dizer, se existe todo mundo sabe, treze segundos depois de passar no Japão já tá rolando legendado no seu site cheio de bitcoin minners favorito! (isso quando não tem transmissão simulatenea no mundo todo em todos os idiomas já inventados pelo homem). Mas em 2000, era uma grande discussão saber se o tal do "Dragon Ball AF" existia, o que nos levava a clicar em muitos sites com a plaquinha do carinha de "em obras". Tem site que desde 2000 tá em obras ainda, e eu achando que Steven Universe é que não tem assiduidade...

Se o seu site hospedado no xpg não tinha esse gif, você não estava na internet no ano 2000.
Um que eu acho muito engraçado era o boato que tinhaplanos para uma adaptação de Akira, estrelada pelo Leonardo Di Caprio e que se passaria em "Neo Manhattan". O que, na época, era apenas para emputecer os fãs porque no ano 2000 Leonardo Di Caprio era só o franguinho do Titanic. Como é engraçado que hoje não tem quem não ache ele um puta ator e seria pra glorificar de pé uma adaptação de Akira com ele (como por exemplo, a Scarlet Johansson é meio que a única coisa boa de Ghost in the Shell e não é por ela usar colant... ok, só por isso)

Agora, de todos o meu favorito era a lenda que a Weta - a empresa de efeitos especiais do Peter Jackson - ia fazer o live action de Evangelion. Quer dizer, isso sequer faz sentido! Uma empresa de efeitos especiais não é um estúdio de cinema, nem que fosse para fazer uma animação! Puta merda, como a gente era retardado... sorte que não tinhamos redes sociais, pq burro a gente sempre foi.

Esse boato começou porque a Weta realmente fez algumas artes conceituais, mas se sentar e desenhar significa alguma coisa o Deviant Art é a maior indústria de cinema do mundo, e é claro que um filme de Evangelion nunca vai rolar. Eu honestamente espero que não, pq um filme em live action desses seria muito caro de se fazer e eu não vejo nenhum estudio afundando centenas de milhões de dolares em um projeto mais disfuncional que eu dançando samba.

MAS, já que estamos aqui... só de zoas, vamos imaginar como seria se realmente Hollywood abraçasse a tese do anjo cruel em toda sua glória?

O CENÁRIO

COMO É NO ANIME...

Nossa história se passa em Tokyo-3, que é uma cidade construída para ser a terceira capital do Japão após muitos anos de guerra onde as outras capitais (Tokyo original e depois Nagano, apelidada de "Tokyo-2") sentaram na graxa bonitaço.

Agora, esse cenário de guerra tem um motivo muito louco para ter acontecido: no ano 2000 um meteorito a velocidade pansonica bateu na Antartida (ou ao menos essa é a explicação oficial do governo, o que realmente aconteceu é muito mais lovecraftiano que isso), o que causou vários problemas. Em primeiro lugar, todo hemisfério sul do mundo sentou no vinagre com a tsunami que se seguiu. Ou seja, aqui não teve golpe pq a eleição do companheiro em 2003 já foi por água abaixo.

Para os que sobreviveram, o impacto do meteoro trouxe outras graves consequências: a bangornada mudou o eixo da Terra, o que fodeu de verde e amarelo as estações. Por isso que no anime é sempre verão o tempo inteiro no Japão. O que, por sua vez, fodeu todo ecossistema do planeta, o que levou a as plantações marcharem, o que levou a fome, o que levou a guerra.

... COMO HOLLYWOOD FARIA

Err... melhor deixar isso de lado. Teve uma guerra e o mundo genericamente se recuperando.  Tá mais que bom assim. Alias eu não duvido nada ver cenas reaproveitadas dos últimos  filmes dos Transformers. Muitas zonas abandonadas, ruinas ideais para cenas de perseguições e tudo mais.


O PROTAGONISTA

COMO É NO ANIME...

Quando Hideaki Anno escreveu Neon Genesis Evangelion, ele estava deprimido. Tipo muito. Tipo "como ele não meteu uma furadeira no olho é algo que só podemos admirar", esse nível de deprimido. E Evangelion escorre depressão por seus poros.

Nosso protagonista, Shinji Ikari, é um moleque deprimido pra caralho. E quer saber? Ele tem todos os motivos para ser deprimido. O pai dele mandou ele morar com os tios no interior depois que a mãe morreu pq "ele era um estorvo", toda pessoa com quem ele consegue algum contato significativo e começa a se abrir enlouquece/morre/tenta matar ele, e o trabalho dele é entrar numa poça de sangue respiravel dentro de um bicho vivo para socar a fuça de abominações que fariam o Guillermo Del Toro dizer "ui miga, seje menas!". 

Este é o nosso herói, não é a toa que ele não se diverte fazendo o trabalho dele, coitado.


... COMO HOLLYWOOD FARIA.

Hmm, esse negócio de depressão não é um assunto muito popular de falar nesse lado do mundo. No maximo o que podemos ter é um personagem que fica triste durante algumas cenas por motivos bastante pragmáticos e imediatos, não por causa de uma doença cronica que te deixa com o animo de um colador de sola de sapato na fabrica da Nyke na Coreia do Norte. Sim, 13 Reasons Why, estou olhando pra vc ¬¬

Alias dá pra ver como eu sou velho pq eu uso ¬¬ ainda, puta merda.

Então, é, corta essa coisa sobre depressão e vamos nos focar em algo mais aceitavel para o publico americano. Hmm, daddy issues, isso vai servir. É, vamos aproveitar só isso. Claro que nosso herói vai ser super descoladão, com tiradinhas espertas na ponta da lingua e tudo mais, só uma raivinha vagamente explicada com o pai dele por algum motivo que pode ou não ser compreensível.

E claro, ele tem que ser um lider. Obvio. Quem assistiria alguma coisa com um moleirão que não é o macho alfa da porra toda? Pff, sério, né?

TEENS




COMO É NO ANIME..

Anime que é anime que se preze tem que ter moleque de 14 anos pilotando robo gigante e chutando a bunda de adultos com anos de experiencia, sim senhor! Ora, como não? E tem que ser tudo colegial, que mané porra de treinamento merda nenhuma.

Senta a bunda nesse robozão e arrasa, minha mona!

Verdade que no anime tem um motivo muito especifico porque são crianças de 14 anos de idade, e porque tem que ser aquelas crianças em especifico, mas ainda sim, se não tem pelo no saco sobe aí e salva o mundo mermão!

A sacada inteligente do anime, no entanto, é que embora as personagens sejam baseadas em estereotipos de anime (a menina tsundere, a menina triste waifusavel, a adulta sexualmente acessivel libertina, etc), elas se revelam apenas como fachadas para personas mais complexas e com motivações críveis para serem do jeito que elas são. Motivações bem fodidas, na maioria das vezes, mas Hideaki Anno não escreveu saporra pra fazer amigos, de qualquer jeito.


... COMO HOLLYWOOD FARIA

Não. Apenas não. É óbvio que não. Os protagonistas da história seriam adultos, é óbvio. Com um background militar, porém mais descolados porque estamos naquela fase que "guerras são ruins" (o que não costuma durar muito nos EUA). Se fosse REALMENTE necessário ter pilotos teens... bem, em primeiro lugar eles obviamente teriam formação militar. É claro.

Idealmente, seriam alunos que acabariam na linha de frente não porque esse é o ponto da história, mas porque situações muito especificas deixaram isso como última disponibilidade. O publico não aceitaria de qualquer outra forma. Manja Top Gun? Então, tipo uma versão jailbait disso.

E se tem alguma coisa que Stranger Things ensinou, é que seus adolescentes nunca precisam ter muito mais personalidade do que evocar uma sensação de "aaaah, eu lembro desse cliche" nos anos 80. Ora, se não está quebrado não concerte, certo?

ROBÔS GIGANTES


COMO É NO ANIME...

Os EVAs não são exatamente robôs gigantes. São mais... seres humanos vivos gigantes com DNA de alieniginas nos quais é inserido um adolescente psiquicamente compativel para controlar a porra toda. Mas eles tem armaduras coloridas, isso é cool!



... COMO HOLLYWOOD FARIA.

Oww... podemos apenas ficar com a coisa das armaduras coloridas? Bem, suponho que os inimigos possam ser hibridos de monstro e máquina, se isso for realmente necessário, mas é só até aonde vai.

Isso dito, provavelmente Hollywood acertaria mais do que erraria nesse quesito. Quer dizer, não tem como errar com robos gigantes lutando contra monstros, robos ou monstros/robos no meio de uma cidade.

Eu dou isso a eles.

O INIMIGO


COMO É NO ANIME...

Bem, a coisa é que Evangelion não tem um vilão principal oficialmente. O que existem são os "anjos", aliens que descem aqui para destruir a Terra porque... nossa, eu não consigo explicar isso em menos de 15 paragrafos, então vamos apenas apontar que eles querem fazer isso.

Então o main antagonista do anime é... bem, pessoas querendo fazer a coisa certa pelos motivos errados, eu suponho. Quer dizer, é realmente complicado, tem muita intriga entre duas organizações e os anjos estão meio que só atrapalhando a agenda desses caras, na verdade.

É complicado.


... COMO HOLLYWOOD FARIA

Nas palavras do grande pensador Joel Santanna: "Tá de brincation with me, rapá?". Que mané complicado o caralho. São aliens maus que querem destruir a Terra because eles são maus e isso tem que ser canalizado em um "chefão do mal" totalmente identificavel. Preferencialmente um humano que ajuda os aliens pq ele é louco mwahahhaha ou algo assim. Não precisa ser realmente idiota, pode ser um motivo bom até, desde que não seja muito complexo.

Queremos apenas alguém para canalizar nossa raiva e querer socar, subjetividade de cú é rola!

COMO TERMINARIA

COMO É NO ANIME...




 Wat. Da. Fuck.



O que caralhos eu acabei de assistir?




... COMO HOLLYWOOD FARIA.

FODA-SE ESTA MERDA. Esses japoneses são doentes! Doentes, eu te digo! Taqueopareo! Apenas o bem vence o mal e era isso. De preferencia com um gancho para emendar uma continuação ou até uma seriezinha esperta na Netflix, pq franquias são o que pagam a Lamborghinni nova dos executivos!

De preferencia algo positivo e animador!


Agora, falando sério um pouco. Pacific Rim original é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos, senão "O" filme favorito, pelos motivos que são meio obvios. A formula do filme é uma declaração de amor de Guilhermo Del Toro e o roteirista Travis Beckham aos animes de mecha e filmes de monstros gigantes. De certa forma, esse filme é para Gundam e Godzilla o que Matrix é para Ghost in the Shell e Akira.

Del Toro teve uma visão ambiciosa de criar algo completamente original que ainda mostre o amor por suas inspirações mas sem ser uma cópia ou uma paródia, ou apenas uma simples coleção de referencias. Ele tentou fazer algo próprio, e honestamente acho que ele conseguiu magnificamente.

Não existe uma história de mecha em qualquer midia disponível, mesmo animes, que passe a mesma sensação de grandiosidade, tamanho e peso de um robo gigante socando um monstro não menos gigante no meio de uma cidade. Cada cena do filme emana uma sensação muito unica de que aquelas porras pesam bilhões de toneladas, e cada bangornaço é uma traulitada que levanta a plateia justamente por causa disso.

Muito pouco disso se transmite para a sequencia, Pacific Rim 2: Uprising, e talvez essa seja uma das razões que Del Toro pediu o chapéu dele e foi ali ganhar um Oscar.

Agora, o que é realmente curioso disso é que esse filme é justamente muito mais próximo do material original do que o seu antecessor, se considerarmos que o grande ponto da maioria dos animes e séries de robos gigantes é vender brinquedos. Ei, eu sou um grande apreciador de Super Sentai até hoje (no sentido que eu realmente assisto essa séries no dia de hoje), e animes como Macross e Gundam tem muitas das suas falhas acobertadas diante dos meus olhos pq robos gigantes são puta legais. Isso dito, eu não sou estupido ao ponto de não saber que essas coisas existem basicamente com o proposito de vender brinquedos para crianças.

Tem até uma parte que a protagonista secundaria do filme, a menina de 14 anos super genio que construiu um jaeger sozinha because anime, para e aponta o nome de cada brinquedo, digo, jaeger enquanto a  camera dá um zoom bem lento em cada um deles. Cara, isso sequer tenta disfarçar que é um merchan!

Ignorar isso basicamente me tornaria um fanboy de Cavaleiros do Zodiaco, que é apenas um grande comercial de brinquedos com bem pouco esforço narrativo colocado aí, mas enfim.

Isso dito, bem, Pacific Rim 2 é um comercial de brinquedos de duas horas. Todos mechas coloridos tem poses maneiras, tem tomadas deles fazendo coisas radicais (mesmo que não fisicamente realistas) e outras coisas que você veria em um comercial de brinquedos.

Pense por um momento: em Pacifc Rim, nenhum robo pula em momento algum porque, como eu disse, essas porras pesam bilhões de toneladas. Em Uprising, cada mecha salta e dá piruetas como se tivesse acabado de sair da Vila da Folha depois de tomar uma dose de crack com Toddynho.

Isso, por si, não é necessariamente ruim. Mas é uma direção completamente diferente do primeiro filme.

Deixe eu colocar de outra forma: Pacific Rim 2 me lembrou muito Dragon Age 2. Pois é, lembra de Dragon Age: Origins? Aquele RPG de fantasia medieval suja, com baixa magia, em um mundo corrompido e de pouca esperança que estava muito mais para Game of Thrones do que Forgotten Realms? Lembra como esse jogo teve uma continuação que jogou tudo isso fora e mais parece um beat'm up da Platinuum com armaduras super maneiras, altas piruetas, golpes com nomes e explosões coloridas em toda parte?

Pois é, a sensação é essa. Mais uma vez, é mais sobre seguir uma direção totalmente diferente. Tipo, totalmente mesmo. E enquanto eu sempre sou a favor de ver mechas dando piruetas contra monstros que se combinam e digivolvem para formas diferentes, eu acho que funciona melhor em live action a ideia do Del Toro mesmo. Robos que parecem pesar 15 gramas funcionam melhor em animes.

Então o problema desse filme não é exatamente esse, já que esse não é um problema em si, mas sim o quanto parece de pouco esforço que eles colocaram no filme. Tudo parece feito tão de qualquer jeito que eu fiquei bastante surpreso que não vi o nome do Kurumada nos créditos do filme.

Por exemplo, o filme passa mais tempo te vendendo brinquedos do que abordando a morte da Mako. Sim, a força catalizadora do primeiro filme morre nos primeiros 30 minutos da continuação e o irmão dela, o personagem do John Boyega, passa tipo 15 segundos apertando F to pay respect para o assunto nunca mais ser abordado ou relevante no filme.

O que, diga-se de passagem, ela morre em uma cena que chega a ser engraçada de tão forçadamente dramatica tenta ser, me lembrou muito a cena em que a Gwen Stacy morre em Espetacular Homem Aranha 2 e a teia do Peter Parker abre dedinhos para agarrar ela e erra. Como alguém na pré-produção do filme assistiu isso e não viu que era hilário de tão tosco, jamais saberemos.


Um dia eu assistirei essa cena sem rir, mas esse dia não será hoje!

Suponto que alguém da pré-produção viu o filme, isso é.

Lembra como o Idris Elba se sacrifica no primeiro filme, e a cena é absolutamente épica, tocante ao mesmo tem que absolutamente necessária para o filme? Então... nada disso acontece aqui. Pq foda-se essa merda, gente triste não compra brinquedos!


Hã, esse é um ponto aberto a discussão, eu suponho...

Mas a coisa é que enquanto é ok que nem todo filme tem que tentar fazer nós nos importarmos com os personagens e sentir pela sua perda (mesmo no Pacific Rim original, Del Toro cortou quase uma hora de desenvolvimento de personagem dizendo que seria idiota esquecer que eles ainda estavam fazendo um filme sobre monstros e robos gigantes), se você vai matar a protagonista do filme anterior então não façam de uma forma que grite "é, meh, whatever" na cara do espectador!

Eu entendo que vocês realmente querem vender brinquedos aqui, mas quando a morte de um personagem tem menos impacto, consequencias e tempo de tela do que as espadas duplas desnecessariamente flamejantes (embora é discutivel que alguma coisa pode ser "desnecessariamente flamentejante"), isso diminui o quanto nós nos importamos com o filme. E isso diminui o quanto seus brinquedos vendem. Confiem em mim, é assim que funciona.

Pessoas compram coisas com as quais elas se importam mais do que compram coisas que são maneiras em um sentido quantitativo abstrato. Vai por mim. 

E o problema é que isso não é um caso isolado, e sim que essa sensação de "é, meh, whatever, faz de qualquer jeito" transparece o filme todo. Por exemplo, um dos pontos principais de Pacific Rim é que é dificil conseguir pilotos por causa do sistema de compatibilidade.

Quando John Boyega (que outra vez tira leite de um personagem que não tem muito para onde ir, alguém tem que conversar com o empresário desse menino) faz dupla com a adolescente genio Amara, que por acaso também perdeu a familia de uma forma... não-intencionalmente engraçada, puta merda que cena tosca de morte... você pode pensar que isso daria algum problema e que esse problema seria resolvido em uma cena catartica do filme, certo?

É, meh, whatever.

Apesar do problema ser apresentado, ele simplesmente desaparece do filme quando é necessário para a história pq gente triste não salva o mundo e depressão não vende brinquedos. Ok, eu suponho que eu também superaria bem de boa a morte dos meus pais se ela tivesse sido metade engraçda do que foi, quer dizer, quantas pessoas podem dizer que foram pegas de surpresa por um monstro gigante de 50 metros de altura e esmagadas como se fosse a abertura do Monty Pithon?


Honestamente, eu não consigo dizer com certeza se o filme está tirando uma da minha cara ou está tentando ser genuinamente engraçado. Quer dizer, em determinada cena começa um dos personagens abre um video do Trololo dentro do jaeger apenas because sim. Sem mentira, eu não conseguiria inventar isso mesmo que eu quisesse.



O filme está rindo comigo ou está rindo de mim? É difícil dizer.

O que torna a experiencia toda menos interessante do que poderia, porque enquanto a coisa dos problemas de compatibilidade dos pilotos ser deixada de lado (no primeiro filme o protagonista literalmente descreve o quão traumatizado ele ficou por ver alguem morrer quando você estava sincronizado com a mente dessa pessoa), de alguma forma isso ainda É o tema do filme. Espera, isso vai ficar de lado ou não? Decidam-se, gente!

Porque a história do filme aqui é menos sobre kaijus invadindo a Terra e mais sobre uma companhia querendo implantar um sistema de controle remoto que elimina a necessidade de dois pilotos, já que a compatibilidade de pilotos é um problema para a implantação dos jaegers em alta escala.

Obviamente que, embora seja uma boa ideia no papel, isso dá tão certo quanto pode parecer e nós terminamos com basicamente uma recriação das cenas finais de End of Evangelion. Pois é, lembra dos EVAs produzidos em série sem piloto da SEELE? Esse é meio que o ponto do filme aqui, a SEELE, digo, uma empresa chinesa querendo substituir os pilotos por drones para cumprir sua agenda obscura.

 Não posso dizer que o otaku dentro de mim não achou isso muito legal, verdade.


Tirando o fato que eu não me incomodaria em ver um jaeger levantando um EVA produzido em série macha-kaiju e rasgando ele ao meio, vocês não me verão reclamando disso.

O problema é que a coisa toda meio que perde a força quando o problema da compatibilidade dos pilotos não ser um problema no filme e sim algo que é dito só da boca pra fora, entende o meu ponto aqui? É dificil você comprar a ideia do problema de um filme quando esse problema nunca afeta significativamente os personagens.

É como a "nadadeira deficiente" do Nemo, que está lá para ser algo relevante na história mas... nunca impacta o personagem de qualquer forma negativa, então como isso configura um problema, na prática?

Essa falta de interesse com as coisas é o maior inimigo do filme. A ideia geral do filme não é ruim, as batalhas são legais (mesmo que diferente da proposta do filme original) mas ela é tão recheada de pequenos detalhes que claramente ninguém se deu ao trabalho de ler em voz alta.

Como o vilão construiu um exercito de MILHARES de pequenos kaijuzinhos em uma fábrica e NINGUÉM percebeu isso? Cara, não são um ou dois, ou esconder uma parte de kaiju em um componente complexo, são literalmente DEZENAS DE MILHARES  de monstros sendo feitos em uma fabrica e NINGUEM viu isso!

E como assim  o proposito dos Kaijus desde o começo era saltar dentro do Monte Fuji para que o sangue explosivo deles comece uma reação em cadeia nos vulcões da Terra e terraforme ela para os aliens? Quer dizer, eu assisti o primeiro filme, eu literalmente vi os Kaijus indo na direção contrária! Ninguém me contou, não é teoria de fã, não é nada! Literalmente, está no filme, eu vi esse filme!

Ter como plot "impedir que os monstros cheguem ao monte Fuji" é legal, sério. Mas essa ideia legal é feita de uma forma tão desinteressada que eu tenho que levantar da poltrona e dizer NÃO, NÃO ERA. EU VI QUE NÃO ERA!



Poxa filme, porque você não pode apenas me deixar aproveitar as coisas boas que você faz sem largar uma cobertura de "foda-se" em cima?

Em resumo, Pacific Rim 2 não é um filme ruim, só é feito com pouco interesse. Sabe aquelas continuações lançadas direto para DVD dos filmes da Disney? É basicamente isso. Na verdade, esse joga tantas ideias que não são desenvolvidas que filme parece mais o episódio piloto de uma série do que um filme com começo, meio e fim. Quer dizer, porque mais alguém socaria SETE subplots em um filme que sequer dialogam entre si, muito menos são resolvidos satisfatóriamente?

Hey, eu totalmente assistiria uma série disso, ele apresenta boas sementes para se trabalhar ao longo dos episódios, os personagens tem conceitos interessantes...

... que nunca vão ser desenvolvidos, porque isso não é uma série e sim um filme. O que é uma pena.

Então, eis minha dica do que fazer, Hollywood: tirem esse filme da mão de um diretor que acha que está dirigindo Transformers (sério, se eu visse mais uma tiradinha cinica que o Michael Bay entende como humor nesse filme eu ... bem, eu não faria nada na verdade, apenas ficaria infeliz silenciosamente) e deem na mão de alguém que genuinamente quer dizer algo sobre o tema. De preferencia na forma de uma série, se é assim que vocês querem rolar.

Alguém tem o telefone do Hideaki Anno?




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