Jurassic World 2 é exatamente tudo que você poderia esperar de um filme dessa franquia: ele tem o retorno de personagens genéricos com os quais ninguém se importa e tem um bando de atores talentosos que nós adoramos (como Chris Pratt, Jeff Goldblum e Bryce Dallas) tentando o seu melhor para fazer falas como "nós deviamos deixar nossos magnificos dinossauros serem pegos pelo vulcão" soarem menos idiotas do que parecem.
Sem mentira, esse filme parece que foi escrito por uma criança de 8 anos. Então a primeira metade do filme se passa nessa ilha onde lava está por toda parte, mas é lava como a lava funciona na cabeça de uma criancinha. Tipo quando a gente brincava de "o chão é lava", porque os personagens podem ficar realmente perto dela ou até mesmo tocar nela e não ser realmente afetados por isso. Então quando a lava encosta em você (que é apenas rocha derretida a uma temperatura de 600 a 1500 graus) não derrete sua pele nem ossos, nem nada, só faz você fazer "ouch" e afastar sua mão sem nenhum ferimento maior. Quer dizer, faz sentido para uma criança - que foi o roteirista desse filme - que lava funcione desse jeito.
Tem uma cena em especial que ilustra a qualidade do filme todo: e é a cena onde a Bryce Dallas e seu sidekick alívio comico negro (todo protagonista descolado tem que ter um) estão nessa instalação de pesquisa e tem um ping no radar que tem alguma coisa se aproximando. Aí o sidekick ficava "ah meu deus, é o T-Rex" mesmo que o tunel da onde esta vindo isso não era grande o bastante nem para meio T-Rex. Infelizmente não era um T-Rex engatinhando pelo tunel como uma criança no playground do Habibs (isso teria sido engraçado de ver) e um um barionix - um dinossauro menor que é o elo perdido entre o tiranossauro e um jacaré). Aí o barionix avança na direção de Claire e seu sidekick quando então o teto da construção abre e começa a vazar lava formando uma cascata separando eles do barionix.
Ok, eu realmente quero entender essa cena: então, lava estava escorrendo pelo telhado da construção até que uma parte do telhado cedeu e formou essa cascata de lava. Hã, como assim? Parte do telhado é resistente a lava de algum jeito e parte não? Usaram material barato naquela parte em especifico do telhado pq pensaram "hey, ninguem nunca vai notar, hã"? Ou apenas foda-se, é mais fácil escrever a
cena se tiver uma cascata de lava aqui? Eu acho que sei qual é a resposta...
Mas tá, deixemos a misteriosa cascata de lava pra lá, o que me importa na cena é o barionix. Vendo aquela cascata de material quente (tipo 1000 graus quente) e brilhante, a maioria dos animais fugiria ou se afastaria, sei lá. Ao invés disso ele vai em direção a cascata de lava e mete a cara nela. Ele, um animal, mete a cara na cascata de lava apenas pq sim. Puta merda caras, é por isso que vocês foram extintos!
E o barionix simplesmente volta um pouco fazendo "ouch! Tem calor no meu rosto, ouch" para tentar de novo dali a 5 segundos. Ok, duas perguntas:
1 - que tipo de animal faz isso? Com lava escorrendo!
2 - Porque o telhado da construção não foi feita com couro de barionix, o material mais resistente a calor conhecido pelo homem?
1 - que tipo de animal faz isso? Com lava escorrendo!
2 - Porque o telhado da construção não foi feita com couro de barionix, o material mais resistente a calor conhecido pelo homem?
Mas então Claire e seu alivio comico fogem por uma escada na parede que dava em um tunel do tamanho de seres humanos, e você já sabe onde isso vai dar, né? Sim, o barionix com seus bracinhos de T-Rex e tamanho de duas kombis SOBE A ESCADA ATRÁS DELES NO TUNELZINHO!
Você pode estar pensando "mas isso é idiota, como um dinossauro vai subir uma escada?" e os produtores pensaram a mesma coisa, mostrar o barionix subindo a escada seria muito retardado e de fato o filme não mostra ele fazendo isso. O que ele MOSTRA é que depois que os nossos heróis subiram um pedação de escada nesse espacinho apertado... O BARIONIX TÁ LOGO ATRÁS DELES!
A unica explicação é que ele subiu a escada porque não tem espaço para ele pular aquela altura toda!
Certo, eu entendo que eles queriam a cena dos heróis quase saíndo e então a cara de jacaré do barionix aparece e quase come eles. Eu entendo que eles queriam essa tomada, de verdade. Mas ninguém, em momento algum, por um único instante pensou no quão imbecil essa cena ficaria com o resto do contexto do cenário?
Não, não pensaram. Eles só queriam a cena do nhac-nhac e foda-se. E isso resume Jurassic World 2 com uma precisão que torna impossível acreditar que houve o envolvimento de adultos de verdade nesse filme.
Mas se você é como eu, quando eu vi o trailer fiquei intrigado com a proposta do filme: quer dizer, eu entendi, dinossauros estão numa ilha indo pras cucuias, missão de resgate para salvar os dinos e... tá, e daí? O filme não pode ser só isso, tem que ter uma complicação, uma agenda secreta, um plano maior, certo?
Bem... mais ou menos. Lá pela metade do filme (e acho que é a metade exata, eu não contei) a ilha vai pro vinagre e os dinossauros pegos são levados pra essa mansão no meio do nada com um laboratório no subterraneo onde eles criam monstros e se os monstros escaparem é o apocalipse e... espera aí, ISSO É RESIDENT EVIL!
MAS PUTA QUE ME PARIU EM SUNGAS HOMEOPÁTICAS, COMO JURASSIC PARK VIROU RESIDENT EVIL? UAT? QUE? DAFUX?
Todas as criticas a este filme seriam retiradas se fosse a Mia Khalifa nesse papel, mas vocês não querem que eu goste desse filme, né? |
Mas enfim, tem esse velho chamado Lockwood que deveria ser o John Hammond (pq é o mesmo personagem) mas parece que só quando eles começaram as filmagens é que se deram conta que o Richard Attenborough já morreu, então reescreveram ele para ser o John Hammond 2. Eu juro que fiquei esperando ele dizer "não poupei despesas" a qualquer momento, mas cortaram isso do roteiro a tempo. Ao menos eles sabem usar o CTRL+L no word, isso eu tenho que dar a eles.
Lockwood é muito velho e doente, e por isso quem gerencia todo negócio dele é esse rapaz que claramente tem um plano maligno e eu realmente preciso falar sobre o plano maligno dele, porque meu deus do céu... ESSA É A MELHOR COISA DO FILME TODO!
Então, no começo do filme nosso vilão manda uma equipe para o Jurassic World para conseguir um dente do Indomitus Rex pela amostra genética, e depois ele manda a Gwen Stacy e o Senhor das Estrelas para a ilha para conseguir capturar a Blue. Gwen Stacy por causa do hand printing dela ativa o sistema de segurança, Peter Quill porque a Blue é ultra esperta e jamais será capturada se não for pela traição da única pessoa que ela confia no mundo.
Ok, eu não realmente entendo porque eles precisam da Gwen, essa coisa não tem passwords? Tipo, a única forma de acessar o sistema da ilha é a mãozona dela? Que sistema ruim! E se ela morresse? E se ela tirasse férias? E se ela decisse fazer um cosplay realmente fiel do Edward de Fullmetal Alchemist? O parque parava? Parece um sistema realmente ruim...
E eu também não entendo porque eles precisam do Star Lord, tipo não dá pra só fazer uma armadilha pra Blue? Ok, ela é a segunda espécie mais inteligente do planeta, bom pra ela, mas nós capturamos golfinhos e macacos com armadilhas o tempo todo. Sério, ela é um dinossauro, não o Neil deGrasse Tyson! Mas enfim...
O interessante é que eles não precisam realmente dos genes da Blue, eles já fizeram o novo dinossauro que eles queriam que é parte Indomitus Rex, parte velociraptor (o que quer dizer que ele é 3/4 velociraptor, já que o plot twist do primeiro filme é que o indomitus era metade velociraptor). Então eles tem esse novo indorraptor pronto e não precisam da Blue pelo DNA dela e sim pq... ela tem que ser a mamãe dele.
... não, sério, é isso.
O cientista do mal diz que o indomitus era doido, e que o novo dinossauro também vai ser malucão e não vai seguir ordens sem uma mamãe pra faze ele ser não-maluco. Então eles precisam da Blue para ser a mamãe dele. Isso é filmado como uma discussão de vilões muito séria e maligna, e eu fiquei esperando que a qualquer momento o Dr. Evil ia aparecer para pedir 1 milhão de dolares de resgate. Infelizmente não acontece.
Caso você esteja se perguntando, Gwen foi parar nessa ilha porque quando ela visitou o sr. Lockwood ele disse pra ela que queria salvar os dinossauros da ilha para levar eles para esse santuario... QUE ELE TINHA IMPRESSO EM UMA MAQUETE DE PLÁSTICO 3D! Uau, uma maquete de plástico 3D, tem que ser coisa real, né?
Em nenhum momento ocorreu a ela perguntar coisas como "ok, mas onde fica essa ilha?" ou "posso ver alguma foto de verdade dela?" ou qualquer coisa que dessa a ela a dica que esse bilhonário excentrico não estava pegando os dinossauros para alguma coisa sinistra e do mal. Não, não senhor, uma maquete de plástico é tudo que é necessário. Acho que Gwen pensou "ninguém seria tão maligno a ponto de criar uma maquete de plástico uma ilha que não existe para mentir sobre um santuário que não existe, deve ser coisa real".
Também não tenho muita certeza porque eles só contataram a Gwen horas antes do vulcão explodir, quer dizer, eles tem essa operação preparada a meses, ela esta implorando por verba para lutar pelos direitos dos dinossauros a meses, era só ter chegado nela numa boa meses atrás e nada dessa correria de lava seria necessária.
voltando a ilha, assim que eles conseguem capturar a Blue eles atiram no Peter Quill com um tranquilizante porque "haha, voce vai ficar paralisado aí numa ilha com dinossauros que vão te comer, haha!"... e isso não faz nenhum sentido. Nenhum mesmo.
Em primeiro lugar, se eles queriam matar o Star Lord por ele ter fodido em roubar a luva do Thanos, tinha vários caras com armas de verdade ali. De fato, um dos caras com arma de verdade atira na Blue, que eles não queriam matar, mas não no cara que eles queriam morto. Deixa-lo paralisado para ser comido com dinossauros parece desnecessáriamente cruel para mercenários que foram caracterizados até então por estarem ali apenas para fazer um trabalho. Não é como se eles fossem inimigos nem nada.
Em segundo lugar, porque atiraram nele? Quer dizer, Peter estava ajudando eles. O plano dos mercenários era "vamos capturar os dinossauros e entregar para esse cara que vai realocar eles em um lugar melhor", e o Peter Quill estava totalmente "ok, tudo bem". Pra que, EXATAMENTE, atirar nele? Era só colocar os dinossauros no navio, chegar no continente, dizer "bem, valeu pela ajuda, agora a gente segue nosso caminho" e tá tudo certo! Sério, era só fazer isso!
Até aquele momento ele não tinha nenhum motivo para desconfiar dos caras, ele estava ajudando eles super na fé!
Foi a primeira vez que eu senti o Jeff Goldblum constrangido em participar de um filme. Ele, o cara que foi A MOSCA. |
Já que estamos nisso, eu não tenho muita certeza também de porque os caras maus queriam os outros dinossauros, quer dizer, eles tem toda informação genética, certamente seria mais fácil apenas fazer outros do que toda essa operação super perigosa.
Mas enquanto eu não consegui imaginar uma razão para isso, nosso vilão tem um plano sim: ele tem um leilão de dinossauros agendado para a mesma noite que eles voltam. Sim, um leilão de dinossauro par gente muito rica e muito malvada. Agora... pq ele está vendendo os dinossauros mesmo?
Se você é mau, e só quer dinheiro, é manter os dinossauros só pra você mesmo e cobrar as pessoas para vir ve-los. Talvez até fazer um parque disso, eu não sei. Em um universo onde clonar dinossauros é uma coisa, é só uma questão de tempo até alguem mais descobrir como faz isso e talvez, apenas talvez, você não queira acelerar o processo distribuindo seus dinossauros por aí.
Mas se for realmente importante para você vender os dinossauros, então eis meu conselho: não venda os dinossauros por tipo dez milhões de dolares. Cara, para uma grande empresa dez milhões de dolares não vale sequer levantar da cama. Se o CEO da divisão de games da Microsoft for na sala do Bill Gates e anunciar que eles pretendem lançar o XBOX Apocalypse of Final Doom, e a projeção financeira é de um lucro de 10 milhões de dolares, o Bill Gates atira ele pela janela imediatamente porque só no tempo que ele houviu aquela apresentação ele já poderia ter feito 10 milhões de dolares de muitas outras formas.
Sério, o dinheiro arrecadado pela venda de todos os dinossauros no leilão não dá nem metade do que o primeiro Jurassic World arrecadou de bilheteria! Então guarde seus dinossauros pra você e faça um filme sobre eles, vai ser um negócio dez vezes melhor. Mas enfim, suponho que para o roteirista de 8 anos de idade 10 milhões de dolares deve parecer muito dinheiro mesmo...
E aí, apenas aí, as coisas melhoram muito! Porque no coffe break do leilão de dinossauros eles decidem demonstrar o novo indoraptor - apenas demonstrar, porque ele é um prototipo, é doidão, precisa da Blue para ser a mommy dele, tudo mais. Eu particularmente adoro o discurso de "Nas lojas neste natal, este novo dinossauro de uso militar... porque por milhares de anos a humanidade usou animais como ferramenta de guerra!".
Sim, mas talvez você queira considerar que nós PARAMOS DE FAZER ISSO POR ALGUM MOTIVO! Não tem nada, absolutamente NADA que um dinossauro de ataque militar possa fazer mais fácil, mais barato e com mais segurança com um tanque ou um drone.
Não, mas melhor mesmo é como o indoraptor funciona! Você pega uma arma que é do tamanho de um sniper rifle, aponta para o alvo que você quer matar com a mira laser e então você aperta um botão que fará o dinossauro querer matar essa pessoa com a fúria de mil sois amarelos.
Então, pergunta... se você quer matar alguém, e para isso mira nessa pessoa com uma arma... porque você apenas não atira nele então? Costuma funcionar, sabe?
Claro, eu suponho que comprar um dinossauro, transportar o dinossauro até onde sua vitima está, mirar sua arma de enraivecer dinossauro na sua vitima, soltar o dinossauro contra ele e de alguma forma conseguir recuperar o dinossauro depois depois que ele matar o seu alvo e quase qualquer outra coisa na cena... bem, isso realmente manda uma mensagem, não?
Todo mundo já ouviu falar de "pular o tubarão", mas e quanto a "cavalgar o T-Rex"? |
Então todo mundo pira com essa incrivel demonstração e o leilão se desespera para comprar o prototipo, e o cara do mal fica "é, vamos vende-lo por 20 milhões de dolares! É uma grande ideia!". Honestamente, eu não faço ideia do quanto custa desenvolver um dinossauro geneticamente modificado maquina de matar do inferno. MAS se esse 20 milhões de dolares sequer cobre o custo de desenvolvimento, então eu mudo meu nome para Lupita do Congo. Sério. Só fazer um dinossauro de mentira naquela cena para o filme deve ter custado isso, imagina um de verdade!
Sério, esse cara mau é retardado ou o que?
Mesmo que ele não precise do prototipo especificamente porque ele já tem a informação genetica que ele precisa, porque você está dando seu prototipo para a concorrencia por um dinheiro que não fará diferença nenhuma para você? Porque esse cara, que gerencia uma fundação bilhonária, age como se nunca houvesse visto tanto dinheiro na vida? Não faz sentido nenhum...
Eu não consigo entrar na cabeça do vilão do filme. O que ele quer, pq ele esta fazendo as coisas que ele faz? O filme dá a entender que é por dinheiro, mas as ações claramente mostram que não. Ele apenas faz coisas más com bichinhos porque... blé.
A coisa mais estranha de tudo é que a parte da ilha não tem nenhuma ligação com a parte da mansão. Os objetivos dele terem ido pra la e o que acontece, nada disso realmente importa. São como dois filmes inteiramente separados colados juntos porque... sei la. Eu realmente não sei.
Outra coisa que mostra o quão preguiçoso é a escrita desse filme: na mansão do seu Lockwood, ele tem um museu particular com ossos de dinossauros e alguns dinossauros de plastico ou sei lá, como num museu de verdade. Mas então os displays dos dioramas dos dinossauros tem uma tela de vidro. Pra que?
Quer dizer, faz sentido ter um vidro em um museu. Impede as crianças de entrar e bagunçar tudo, ou sei mais o que. Mas porque você colocaria isso na sua coleção particular? Se você quiser entrar lá e bagunçar tudo a hora que tiver vontade, bem, é a sua coleção na sua casa, porque o vidro?
Porque isso é importante? Porque, novamente, mostra o problema do filme. Eles simplesmente fizeram um museu como seria um museu comum, ninguem parou pra pensar que na casa do cara deveria ser diferente, porque ninguem parou pra pensar sobre esse filme. Eles só queria uma cena do indoraptor pulando através do vidro, isso é tudo, e foda-se o resto.
Todo o filme é tão preguiçoso e tão mal pensado que acaba gerando minha cena favorita do filme inteiro: a garotinha que mora na mansão escapa dos caras maus entrando naqueles elevadorzinhos de comida, sabe? E o elevador de comida vai até o laboratório secreto.
Agora, pq tem um elevadorzinho de comida que vai do quarto do Lockwood até o laboratório secreto do mal? Tipo se o Lockwood tiver fome no meio da noite o indoraptor vai preparar um sanduíche de pepino e mandar pra ele?
Não era brincadeira, a portinhola de comida sai exatamente do lado da jaula do indoraptor |
Tem tantas cenas que são tão imbecis nesse filme, tão imbecis... como a menina que se esconde do monstro deitando na cama dela (e não embaixo da cama, pelo menos) ou a cena que o Lockwood morre é tão lame e preguiçosa...
Falando em preguiça, me deixe falar sobre a menina que mora na mansão. Ela é apresentada no começo do filme como a neta do Lockwood, mas depois se descobre que ela é um clone da filha morta dele. E o contexto que isso é revelado, o desenvolvimento do filme fazem parecer que isso é um subplot que sobrou de uma outra versão do roteiro desse filme, porque não encaixa com nada.
Tem uma cena que Spider Gwen e o marido da April estão protegendo a menininha dos capangas do cara mau e burro, e ele diz "seus idiotas, ela não é uma pessoa de verdade! Ela é um clone!". Certo, qual era a reação pretendida aqui? Que os dois virassem e dissessem "ah, porque não disse isso antes? Então te fode aí guria!"
Eu suponho que deveria ter alguma discussão aí sobre a ética da clonagem, mas tudo nesse filme tudo nesse filme é tão ruim, tão tosco que não dá para saber. A começar pela proposta do filme (digo, além de "faz qualquer merda aí pra dar dinheiro") que é algo como "vulcão vai matar os dinossauros, eles merecem os mesmos direitos das outras espécies ameaçadas?".
Ow ow ow ow, segura aí, campeão. Que espécies ameaçadas? Em um mundo onde a clonagem e a engenharia genérica são tão avançadas, como sequer existem espécies ameaçadas? Quer dizer, se eles conseguiram fazer dinossauros do sangue de um mosquito de 100 milhões de anos, o quão fácil é fazer de rinocerontes vivinhos da da silva, ou pandas, ou aye-ayes? (brincadeira, ninguem vai salvar os aye-aye, só os animais bonitinhos são importantes).
Uma discussão interessante a se fazer seria que, se você vive em um universo onde o direito de existir de uma espécie é medido pela utilidade ou fofozidade dela, quais seriam as implicações disso? Se você pudesse dizer "girafas negras? Meh, a gente pode sempre fazer mais depois" então não existiriam pessoas se esforçando tanto para que elas não fossem extintas em primeiro lugar. Pensa nisso, seria uma distopia interessante a se explorar: os animais ou tem utilidade pra gente, ou vão pra geladeira pq sempre dá pra fazer mais depois. Daria para fazer um filme interessante sobre o valor dos animais versus sua funcionalidade como comodity, de verdade.
Eu não acho que tenha ajudado o filme também fazer com que a ameaça aos dinossauros seja uma causa natural, pq trás para uma discussão da onde muita pouca coisa pode nascer. Neste filme, o governo americano ativamente odeia dinossauros e está muito feliz que eles voltem a ser extintos porque é a "Vontade de Deus". É, eu não acho que meter Deus no meio ajude muito a discussão... então, eis o que eu faria: faria a ameaça aos dinossauros ser causada pelo homem.
Tipo uma mutação do virus da gripe que surgiu por causa da exposição dos dinossauros ao ser humano, ou se o filme quiser ser realmente politico por causa das mudanças que nós fizemos na atmosfera do planeta. O que importa é que seria uma ação nossa, e isso trás a discussão de volta das patinhas do Marco Feliciano.
E como esse é um filme de ação, a mutação do vírus seria tipo raiva e deixaria os dinossauros furiosos, mesmo os herbivoros. Imaginem o ataque da fúria do braquiossauro, ou um bebe triceratops causando destruição e ultra-violencia!
E aí algum cientista desenvolveu uma vacina que cura eles, mas a vacina precisa ser injetada no sangue e por isso eles tem que ir até a ilha caçar dinossauros com as armas traquilizantes - só que com vacina no lugar disso.
A questão do filme não deveria ser "dinossauros serem extintos é a vontade de deus, nós devemos ser contra isso?" e sim "A vida é preciosa e vale a pena ser salva, mesmo quando podemos fazer cópias com muito menos esforço?". Imagine que, nesse meu filme hipotetico, os caras da inGen apenas dissessem "é, podemos salva-los, mas vai dar trabalho e vai ser caro, é mais fácil só fazer novos". Talvez eles tenham até contratado os mercenários para matar os dinossauros, para que eles possam usar logo a ilha para uma nova fornada de dinossauros.
E, nesse contexto, a menina-clone faz muito sentido porque ela é ponto que ilustra perfeitamente que uma vida é sempre uma vida, não importa que se possa fazer mais depois. Com um ser humano essa questão fica pungente de tão clara, mas aí o publico entenderia que isso se aplica aos dinossauros-clones também. Lockwood já passa metade desse filme triste vendo fotos da sua filha morta, e fazer um clone não o tornou mais fez porque a vida não é uma produto facilmente reposto, e isso faria um tema tão bom a coisa dos dinossauros serem criados ao nosso bel prazer.
Imagino até que em alguma versão do roteiro essa deva ser a ideia, porque as bases para contar essa história estão lá. Ao invés disso temos a menina-clone dizendo essa fala estupida de "esses animais são clones, e eu sou um clone, e nós temos direitos também".
Yeah... sabe, existe uma discussão moral sobre se clones humanos devem ser feitos, mas o que NÃO EXISTE é a discussão de que, uma vez feitos, os clones humanos devam ser tratados como criaturas inferiores com menos direitos. Quase ninguém pensa isso, não vivemos mais na Inglaterra vitoriana onde "pessoas concebidas in vitro devem ter os mesmos direitos?" era uma questão. Hoje ninguém pensa nem meio segundo para dizer "sim, totalmente", isso NÃO é uma questão, e não vejo como clones humanos - uma vez feitos - seriam tratados diferente.
E não nem como se o teu filme sobre dinossauros pisoteando pessoas ou vulcões explodindo precisem ter um debate ético ou um tema, Inferno de Dante funciona muito bem, obrigado!
E, Deus, não quero nem começar sobre o final "vamos fazer uma franquia pós-apocaliptica agora porque deu super certo com Resident Evil!" |
Mas enfim, são apenas minhas ideias de como salvar essa franquia, embora eu não acho que ela deva ser salva. Jurassic Park teve seu tempo e morreu. Foi a vontade de Deus que fosse desse jeito, tentar trazer Jurassic Park de volta após todos estes anos é uma violação da natureza, ainda mais traze-lo de volta como esse monstro retorcido e mutacionado nas mãos destes homens de negócio sem coração e sem excrupulos, o deformando para torna-lo tão comercial quanto possível.
Como uma outra franquia muito ruim disse certa vez, "Deixe o passado morrer. Mate-o, se for preciso".