[TOKUSATSU] CHOUJIN SENTAI JETMAN (ou o Sentai saindo do ninho)

| terça-feira, 15 de outubro de 2019


Um boato de fãs que circulou por mais tempo do que a maioria de vocês tem de idade é que os índices de audiência das séries Sentai estavam desesperadamente baixas no início dos anos 90 e a franquia enfrentou a possibilidade de cancelamento. Então, em 1996, veio Gekisou Sentai Carranger com uma mudança diferente de ritmo. A equipe entrou no show pensando que seria a última temporada e queria se divertir, o que involuntariamente garantiu sua sobrevivência. Esta ideia foi contada por tanto tempo que agora é considerada como fato.

Mas é verdade?

Isso é bem simples: é FALSO. Simplesmente não há evidências para sustentar que esse boato é verdadeiro; não há citações diretas da equipe da Toei ou atores do próprio programa. Em uma entrevista de um dos atores do próprio Carranger, Yuji Kishi - o Racer Vermelho, disse que nunca tinha ouvido nada sobre isso. Atores de outros shows daquela época, nenhum estava ciente desse rumor. No entanto, nos anos 90, o Sentai realmente quase sofreu o cancelamento e foi salvo por um show, mas não foi Carranger.

Foi Jetman.

Durante os Sentai dos anos 80, havia um roteirista importante: Hirohisa Soda. Ele foi considerado escritor principal de Goggle V até Fiveman, escrevendo cerca de 70% de cada série. Os Sentai tiveram uma queda de audiência e venda de brinquedos ao longo deste período. Flashman teve uma audiência média de 12,3% e, 4 anos depois, caiu para 6,5% com a Fiveman. Não por culpa de Soda, mas após quase vinte anos, os fãs acharam que o programa e o formato haviam estagnado e os números apontavam que as vendas de brinquedos de Fiveman eram muito baixas, comentando que as prateleiras estavam repletas de brinquedos não vendidos do robô gigante Max Magma - talvez porque ele apareceu em dois episódios e foi destruído em sua segunda aparição, mas enfim

Naquele momento, a Toei tomou a decisão de pôr fim aos Sentai. Esta não foi a primeira vez que a Toei terminaria com uma de suas franquias. Os Metal Heroes haviam sido extintos, Kamen Rider parou várias vezes - naquele ano mesmo Kamen Rider Black RX tinha acabado de terminar e não veríamos outro motoqueiro mascarado até o próximo milênio.

No entanto, eles decidiram que fariam uma última série, que se tornou Choujin Sentai Jetman. A produtora da Toei, Takeyuki Suzuki, prometeu aos patrocinadores que eles iriam reformar a marca desta vez, começando com a seleção de um showrunner que não havia dirigido antes, Keita Amemiya. Até que fase da produção se sabia que Jetman seria a última temporada não é 100% certo, mas foi algo que se tinha pelo menos nos estágios iniciais de filmagem. O produtor da TV Asahi, Atsushi Kaji, informou sombriamente aos funcionários que “não é verdade que o Sentai continuará para sempre”.


Em uma entrevista com Toshihide Wakamatsu, o Black Condor, ele afirmou que, ao entrar na série, eles estavam cientes de que seria a última. Por isso mesmo este foi um show que eles poderiam fazer algo diferente, algo que as pessoas não esperariam e se o Sentai fosse acabar, cairia lutando. Jetman acabou sendo um sucesso e revitalizou a franquia. Devido à mudança nos temas, o produtor Kaji disse que ele ouviu vozes de surpresa e preocupação de pessoas no negócio, mas as reclamações dos fãs, segundo suas próprias palavras, "realmente não vieram nenhuma"

Os números de visualização entre os adultos eram altos, especialmente de mães que gostavam do bad boy Black Condor e o uso de elementos como um triângulo amoroso, o que levou à criação de uma petição para que Gai não morresse no final, apesar de ter sido planejado desde o início. Os números de audiência estavam de volta (média de 7,1%) e assim foram as vendas de brinquedos (infelizmente, não há números definitivos durante este período).

Depois disso as Sentai continuariam com Kyoryu Sentai Zyuranger (que virou o Power Rangers original que conhecemos hoje) e o contrato gordo com a Saban e a venda de brinquedos no ocidente graças a Power Rangers manteria os Sentai até hoje sem interrupção. Por isso mesmo, olhando de um ponto de vista histórico, é fundamental que os Sentai não tivessem acabado ali. Houve até mesmo uma referência a isso na segunda temporada da série de comédia Sentai Akibaranger, em que é dito aos Jetman “Graças aos seus esforços, as vendas foram aumentadas e a franquia foi salva de um possível cancelamento.”

Isto posto, como exatamente essa série quebrou o molde?

Brazzers

Bem, para começar temos uma composição de grupo incomum. Em algum ponto do futuro, a Terra é protegida pela Sky Force, uma organização paramilitar que orbita em uma estação espacial e desce para ajudar as pessoas em casos de desastres e coisas assim. O primeiro episódio começa em um dia muito especial para essa organização: com a descoberta da energia Birdonic, nossos heróis ganharão super poderes e poderão ajudar as pessoas com 800% de eficiência. Maneiro, hã?

5 membros de elite são selecionados para serem os campeões da justiça e da verdade recebendo essa energia birdonica, você meio que já sabe onde isso vai dar, certo? Então, bem, não.

Durante o procedimento a estação espacial é atacada pelos aliens invasores interdimensionais Vyram, e todos os membros do grupo de elite morrem durante o ataque - a exceção do primeiro que já havia recebido a energia, Ryu Tendo. Inclusive a namorada de Ryu, Rie Aoi, que seria a próxima a receber o procedimento mas acabou indo espaço afora antes de ter a chance.

Por causa do ataque, a radiação birdonica se espalho pela Terra e acabou se alojando em 4 pessoas completamente aleatórias, e agora mesmo de luto Ryu (e sua comandante) tem que ir atrás dessa gente que ganhou super poderes e convencê-los a usar esses poderes pela justiça e disparar faíscas em monstros com roupa de borracha.

Ah, Maria, quem resiste ao seu estupido chapéu de cogumelo?

Diferente do que acontecia nos sentais até então, Jetmen se focou bastante nos personagens, na construção deles e na dinâmica entre o grupo. Não é apenas "o líder vermelho e os outros", como era a regra até então. Verdade que a composição padrão do sentai sempre foi: líder estoico, machão rude, garoto kinda loser, menina fútil e menina casca grossa, mas Jetman faz um genuíno esforço em transformar esses arquétipos em personagens de verdade.

O próprio Ryu ainda é o líder estóico, dando discursos que você esperaria ver do Capitão América, mas ao mesmo tempo nós o vemos não sabendo lidar com a perda de Rie tentando escapar da realidade. Isso se aplica em maior ou menor grau aos outros membros do time: Gai originalmente queria deixar a equipe porque foda-se essa merda, mas seu encontro com Ryu o desenvolveu como um personagem - ele até trazia um Ryu iludido de volta à realidade. Raita foi mostrado como um um agricultor que ficou chocado com o que o destino tinha reservado para ele e teve aceitá-lo. Kaori era aquela garota rica que quase não sabia nada sobre a vida, ela estava preparada para se casar com um homem rico e arrogante, ela estava tão protegida, mas sua experiência com os Jetmen ajudou-a a ver o que realmente era a vida. Ako era apenas uma estudante materialista que durante com o tempo aprendeu há mais na vida do que apenas ficar rico. Não muita coisa, mas há.



E claro, temos adicionado a isso um complicado quadrângulo amoroso. Kaori se apaixonou por Ryu, que não liga para ela porque só tem olhos para sua falecida Rie. Gai, por sua vez, quer Kaori apenas porque ele não pode te-la - e em determinado ponto eles começam a namorar e Gai perde completamente o interesse depois de conseguir o que queria. Enquanto isso, o corpo de Rie foi recuperado pelo invasor Vyram e convertida em um dos quatro generais inimigos. Há muito drama aí, bons personagens com boas motivações, sobretudo por parte dos vilões.

Ao contrário das organizações inimigas anteriores de outras séries do Super Sentai, os membros do Vyram competem entre si pela liderança da organização em um tipo de jogo letal de poder e orgulho. Como em uma partida de Muchkin, não é raro outros membros do Vyram se juntarem para puxar o tapete daquele que está prestes a ganhar o jogo. Enquanto isso, o robo que fuma, bebe uísque e gosta de boa música, Grey desenvolve um relacionamento esquisito com Maria (a versão reformada de Rie). além do próprio Radiguet ter uma relação de poder esquisita com ela. Enquanto isso, Tran acaba não levando tão na boa assim ser "a criança do grupo".



Jetman realmente se esforça para colocar um tom diferente na produção, ao ponto que em alguns episódios nem tem monstro gigante ou se tem é apenas 15 segundos para não tomar tempo da narrativa. É um elenco de personagens muito interessante, tem boas intenções e algumas boas ideias aí no meio. Tem um episódio ou dois sobre outro grupo de soldados da Sky  Force liderados por um oficial que nunca levou de boa ter sido preterido por uma mulher para ser comandante dos Jetman, e é bem interessante.

Mas, boas intenções a parte como isso acaba se saindo?



Menos do que o ideal, eu diria. Claramente era a primeira vez que a Toei tentou algo do tipo e a falta de experiencia em como administrar esse tipo de narrativa acaba transparecendo.  Fillers mal posicionados e em excesso ao ponto que lá pela metade da série passa a sensação de que "acabaram as ideias" e subplots típicos de sentai que não conversam tão bem com o tom proposto pela série. Em um episódio Ryu está lidando tão mal com a perda de Rie que começa a falar sozinho como se ela estivesse ali, em outro nossos heróis enfrentam um monstro de lamen. Narrativamente, também, Ako acaba não recebendo nenhum desenvolvimento maior e Raita tem uma inserção no triangulo amoroso da série flerteada mas ignorada. Mesmo a coisa do Vyram ser um conquistador de dimensões, a base da história, não vai a muito lugar porque os vilões nunca fizeram nada para impactar o enredo. Toda vez que algo importante acontecia, durava apenas cerca de 2 a 3 episódios e não causava consequências aos personagens. O Vyram estava simplesmente lá para lutar e ser mau.



Muitas pessoas dizem que Jetman é o melhor sentai de todos os tempos, e foi tão popular no Japão que ganhou não apenas uma continuação em manga como uma trilogia de romances. Eu totalmente consigo ver da onde isso vem. Porém a série ainda é muito claramente a primeira tentativa de uma nova linha narrativa e faltava a experiencia de como conduzir melhor a coisa toda. Foi um primeiro passo em uma direção muito, muito boa, mas ainda foi um primeiro passo.
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