[GAMES] LOVERS IN A DANGEROUS SPACETIME (ou a muito tempo atrás, em uma galaxia com muito amor...)

| sexta-feira, 11 de outubro de 2019


Amor, a fronteira final.

Estas são as viagens da nave estelar Chiclete Zero, em sua missão de cinco fases para a exploração
de novos mundos, para atirar em novos aliens, resgatar novos amigos antropomorficos, audaciosamente indo onde Lover jamais esteve!”

Uh uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuhhhhhh uh uh uuuuuuuuuuuuhhhhhhhhhhhh... tá bom, chega disso. Vamos falar do jogo.



 "Lovers in a Dangerous Spacetime" pode parecer um nome brega, mas cada palavra do o título é perfeitamente exata. "Lovers" porque é um jogo sobre o amor; sobre uma galáxia alimentada pelo afeto, e um design de jogo que testa o relacionamento e trabalho em equipe de seus dois a quatro jogadores co-op. "Spacetime" também é justo, afinal se passa no espaço sideral - embora uma versão infinitamente colorida e vibrante do espaço, habitada por adoráveis animais bípedes.

E claro, "Dangerous" porque LiaDS é um simulador de stresse, um que se deleita em lança-lo no fundo da piscina de desfios logo depois que você apenas escapou de uma situação já bastante dificil. Isso pode soar como um turn-off, mas compartilhar e sobreviver a estes desafios com um amigo é excepcionalmente gratificante... assumindo que vocês não se esganem no processo porque aquele preguiçoso desgraçado não levanta a bunda da estação dele enquanto eu tenho que fazer todo o trabalho por aqui! 

Você e seu co-piloto — que também podem ser um personagem controlado pelo computador a quem você pode dar ordens — são incumbidos de pilotar uma espaçonave circular com diferentes terminais através de cinturões de asteróides, estações espaciais e outros ambientes apertados em uma missão de resgate. Cada terminal serve uma função diferente: sua nave básica tem torretas em todas as quatro direções cardeais, uma estação que permite mover um escudo em da sua nave, um  "ataque especial" que demora para recarregar, uma cadeira de piloto e um terminal de mapa que você tem que usar periodicamente para saber para onde ir.





Ok, então diante desta informação, você pode estar pensando "Mas meu caro e eloquente camarada, não tem como operar todas as estações ao mesmo tempo!".

MAS MEU CARO E ELOQUENTE CAMARADA, NÃO TEM COMO OPERAR TODAS AS ESTAÇÕES AO MESMO TEMPO!

Viu o que eu disse? Eu te conheço como a palma da minha mão... espera, eu sempre tive essa marca aqui? Enfim, meu ponto é que... não, não dá mesmo. E esse é o desafio do jogo. Você tem que mexer as pernas loucas do seu lover para cima e para baixo, operando as estações e gritando com seus coleguinhas para que todos não tenham um destino pior do que a própria morte.

Diversão para toda família.

Nossa história é sobre uma galaxia onde todos os povos viviam em paz e harmonia após a descoberta do amor como fonte de energia infinita. Porém, eventualmente o anti-amor (aparentemente eles só conseguiram comprar os direitos autorais dessa palavra) surgiu e destruiu o reator do ardor que mantinha o amor fluindo. Agora cabe aos LOVERS remasnecente recuperar as partes espalhadas do reator do ardor e trazer o amor de volta a galaxia!

Cada estação pode ser aprimorada coletando as gemas flutuam na escuridão do espaço, cada estação podendo ter duas gemas de poder que combinadas dão habilidades diferentes. No final de cada capítulo, sua nave terá tantas jóias do poder que eu estou surpreso que o último chefe desse jogo não seja o próprio Thanos. Escudos que refletem ou absorvem os tiros, metralhadoras laser, manguais duplos, motores que espalham estrepes ou disparam rajadas de energia, as combinações possiveis de joias são realmente divertidas. 

Só que depois de completar o capítulo você perde tudo e tem que começar o próximo do zero (a um nível de desafio e level design, eu entendo essa escolha dos criadores). C' est la vie.

Explodindo o anti-amor com a fúria de mil sois amarelos... só que não é figura de linguagem dessa vez! Como diziamos na minha época, radical!
Cada nível tem 10 amigos a serem resgatados, embora você precisa somente de encontrar cinco para seguir ao nível seguinte, embora resgatar amigos extras desbloqueie upgrades para a sua nave. A diversão de "Amantes em um espaço-tempo perigoso" é justamente saber quais são as duas estações que uma determinada situação exige.

Você realmente tem que correr e pular dentro da sua nave para ir nas estações, não é fácil pular de um canhão e mergulhar na estação de escudo para tentar fazer um salvamento em cima da hora, ou ativar o ataque especial e pilotar a nave para que que o ataque acerte seu alvo. O jogo está constantemente te empurrando ligeiramente para fora de sua zona de conforto, que é quase sempre um lugar emocionante para se estar.

Eu particularmente gosto de como o jogo usa algumas ideias para manter o gameplay interessante, como planetas de água, gravidade e pulsares adicionando novos elementos ao jogo. Você pode deixar sua nave orbitando um planeta, por exemplo, e deixar a cadeira de piloto para se focar em outros setores.

No entanto, estou dividido sobre se é ou não mais fácil de jogar com a IA ou com uma pessoa de verdade. Por um lado, o bonequinho controlado pelo computador obedece todas as suas ordens e ele pode operar qualquer estação exceto a de piloto. Ele se move rapidamente e não há nenhuma confusão sobre onde ambos personagens estão em um determinado momento, de modo que não tem como você se estressar com ele. Por outro lado, a IA não é capaz do tipo de triagem e resposta que um jogador humano traz para a mesa. Eu não posso contar o número de vezes que meu cachorro mudo girou nosso escudo para obstruir um único projétil que vinha primeiro ao invés de defender os 30 projéteis que vinham pelo outro lado.

Cachorro feio, feio!



Existe ainda a opção de jogar com três ou quatro jogadores, mas a verdade é que esse modo foi incluído em um patch no jogo posteriormente e você percebe que ele não foi programado com isso em mente já que o desafio cai drasticamente. Não é ruim, mas a dificuldade certamente não acompanha os coleguinhas extras que você tem operar as estações da nave.
Next Prev
▲Top▲