Se me perguntassem o que eu esperaria do ungentilhésimo filme do Robin Hood (tendo muitos outros ainda em produção), certamente a última coisa que eu diria é: "uma ideia original". Bem, acreditem ou não, o arqueiro dos tempos em que não existia saneamento básico mesmo para os ricos tem um filme com algumas boas ideias... mas isso é suficiente?
Todo mundo conhece a história de Robin de Loxley: ele era um nobre bretão que foi convocado para lutar nas cruzadas porque, hey, se matar por causa de religião sempre é uma boa ideia, e quando volta o xerife de Nottingham tomou sua fortuna e sua coleção de tazzos. Esse filme não faz nada diferente disso... até que a guerra começa. O grande truque aqui é que... o que são as cruzadas, em sua essência? Ora, ocidentais que falam inglês se metendo no oriente médio.
Agora... onde a gente já ouviu falar de uma coisa assim? Ah, é mesmo... apenas todo dia durante os últimos vinte anos!
A guerra que Robin luta é uma guerra moderna no oriente médio com snipers, granadas, muita poeira e pipoco de tiro arrebentando o cenário de guerrilha urbano. A diferença é que isso é reproduzido com a tecnologia da época. Quando o capitão diz para ele acabar com o sniper com a metralhadora na casamata para eles tomarem uma rua, o cara está usando uma besta repetidora, mas a mensagem visual é bem óbvia.
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Então o conceito do filme tem boas ideias, e jogando suas cartas direito Hood Begins poderia ser um bom filme com criticas sociais em uma pegada revolucionaria sobre coisas erradas que estão aí desde a idade média. Certamente os créditos de abertura e encerramento do filme vendem essa ideia de que é assim que a coisas foram pensadas para rolarem...
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Tem muita pouco de qualquer coisa, na verdade. Dos seus 116 minutos de duração, pelo menos 90 são apenas um grande episódio de Arrow que por acaso é ambientado em Nottingham. Se você desse 100 milhões de dólares para a Warner fazer um episódio de uma hora e meia de Arrow, eu diria que o resultado seria bem parecido com o que vemos aqui.
Vê, Robin de Loxley é um nobre (que é o equivalente da época para ser um milionário hoje) que em eventos sociais senta a mesa com outros nobres de Nottingham, e durante a noite ele é misterioso bandido conhecido apenas como "Hood". O filme não faz nenhum esforço para tentar esconder que quer promover Robin Hood a um vigilante moderno e eu realmente fiquei esperando a hora que Robin diria a algum nobre que ele estava roubando que "ele falhou com essa cidade"
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Claro que, como bom episódio de Arrow que tenta ser, o filme ainda é inchado por um romance mais forçado que qualquer coisa que a Warner já tenha conseguido pensar (sério, Robin e Marian só não ficam juntos BECAUSE DRAMA MUAHAHA, o filme sequer se esforça para dar um motivo).
Falando em Marian, é engraçado como o filme tenta fazer dela menos uma mocinha em perigo e mais uma mulher forte e independente para não soar tão rude as necessidades moderna... mas sem dar nenhum destaque a ela ou função relevantes. O filme meio que diz para ela "claro, você é super independente, forte e merece respeito... agora senta ali no canto até você pode ser útil aos homens que são os protagonistas aqui, tá bom?". O mesmo pode ser dito de John (Jamie Foxx), que luta melhor que o Robin, tem mais dedicação a causa, tem um conhecimento tático melhor, mas não é o protagonista porque... bem, todo mundo sabe o porque. DICA: se você não quer que o personagem negro seja o protagonista por qualquer razão que você não queira, NÃO faça ele ser melhor e mais capacitado que o herói do filme em todo e qualquer aspecto. Funciona melhor assim, acredite.
Quase me senti assistindo um episódio de Glee, mas enfim...
E, ainda falando sobre o bando de homens alegres de Robin, quanto menos se falar sobre Will Scarlett e seu arco de personagem completamente incompreensível, melhor.
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Como eu disse, usar elementos modernos em um cenário medieval para mostrar o que tem de errado com a nossa sociedade hoje é uma ideia muito boa, mas ela tem que ser executada com um mínimo de competência - e esse nível de qualidade é alguma coisa acima do nível de "série da Warner". Robin Hood não é um bom filme como critica social. Ou um bom filme de Robin Hood. Ou um bom filme.