[FILMES] ROBIN HOOD: A ORIGEM (ou não foi apenas por 20 flechadas)
Se me perguntassem o que eu esperaria do ungentilhésimo filme do Robin Hood (tendo muitos outros ainda em produção), certamente a última coisa que eu diria é: "uma ideia original". Bem, acreditem ou não, o arqueiro dos tempos em que não existia saneamento básico mesmo para os ricos tem um filme com algumas boas ideias... mas isso é suficiente?
Todo mundo conhece a história de Robin de Loxley: ele era um nobre bretão que foi convocado para lutar nas cruzadas porque, hey, se matar por causa de religião sempre é uma boa ideia, e quando volta o xerife de Nottingham tomou sua fortuna e sua coleção de tazzos. Esse filme não faz nada diferente disso... até que a guerra começa. O grande truque aqui é que... o que são as cruzadas, em sua essência? Ora, ocidentais que falam inglês se metendo no oriente médio.
Agora... onde a gente já ouviu falar de uma coisa assim? Ah, é mesmo... apenas todo dia durante os últimos vinte anos!
A guerra que Robin luta é uma guerra moderna no oriente médio com snipers, granadas, muita poeira e pipoco de tiro arrebentando o cenário de guerrilha urbano. A diferença é que isso é reproduzido com a tecnologia da época. Quando o capitão diz para ele acabar com o sniper com a metralhadora na casamata para eles tomarem uma rua, o cara está usando uma besta repetidora, mas a mensagem visual é bem óbvia.

Então o conceito do filme tem boas ideias, e jogando suas cartas direito Hood Begins poderia ser um bom filme com criticas sociais em uma pegada revolucionaria sobre coisas erradas que estão aí desde a idade média. Certamente os créditos de abertura e encerramento do filme vendem essa ideia de que é assim que a coisas foram pensadas para rolarem...

Tem muita pouco de qualquer coisa, na verdade. Dos seus 116 minutos de duração, pelo menos 90 são apenas um grande episódio de Arrow que por acaso é ambientado em Nottingham. Se você desse 100 milhões de dólares para a Warner fazer um episódio de uma hora e meia de Arrow, eu diria que o resultado seria bem parecido com o que vemos aqui.
Vê, Robin de Loxley é um nobre (que é o equivalente da época para ser um milionário hoje) que em eventos sociais senta a mesa com outros nobres de Nottingham, e durante a noite ele é misterioso bandido conhecido apenas como "Hood". O filme não faz nenhum esforço para tentar esconder que quer promover Robin Hood a um vigilante moderno e eu realmente fiquei esperando a hora que Robin diria a algum nobre que ele estava roubando que "ele falhou com essa cidade"

Claro que, como bom episódio de Arrow que tenta ser, o filme ainda é inchado por um romance mais forçado que qualquer coisa que a Warner já tenha conseguido pensar (sério, Robin e Marian só não ficam juntos BECAUSE DRAMA MUAHAHA, o filme sequer se esforça para dar um motivo).
Falando em Marian, é engraçado como o filme tenta fazer dela menos uma mocinha em perigo e mais uma mulher forte e independente para não soar tão rude as necessidades moderna... mas sem dar nenhum destaque a ela ou função relevantes. O filme meio que diz para ela "claro, você é super independente, forte e merece respeito... agora senta ali no canto até você pode ser útil aos homens que são os protagonistas aqui, tá bom?". O mesmo pode ser dito de John (Jamie Foxx), que luta melhor que o Robin, tem mais dedicação a causa, tem um conhecimento tático melhor, mas não é o protagonista porque... bem, todo mundo sabe o porque. DICA: se você não quer que o personagem negro seja o protagonista por qualquer razão que você não queira, NÃO faça ele ser melhor e mais capacitado que o herói do filme em todo e qualquer aspecto. Funciona melhor assim, acredite.
Quase me senti assistindo um episódio de Glee, mas enfim...
E, ainda falando sobre o bando de homens alegres de Robin, quanto menos se falar sobre Will Scarlett e seu arco de personagem completamente incompreensível, melhor.

Como eu disse, usar elementos modernos em um cenário medieval para mostrar o que tem de errado com a nossa sociedade hoje é uma ideia muito boa, mas ela tem que ser executada com um mínimo de competência - e esse nível de qualidade é alguma coisa acima do nível de "série da Warner". Robin Hood não é um bom filme como critica social. Ou um bom filme de Robin Hood. Ou um bom filme.