[GAMES] OVERCOOKED (ou impedindo o apocalipse, um hamburgão de cada vez)

| sexta-feira, 19 de julho de 2019


Uma coisa que talvez eu passe a impressão errada é a ideia de que, por eu frequentemente reclamar dos videogames e desenhos animados dos anos 80/90, eu odeio nostalgia. Isso é bobagem, eu sou uma das pessoas mais nostalgicas que se pode haver. O que eu verdadeiramente odeio é quando a nostalgia cega as pessoas para coisas muito melhores que são feitas hoje em dia.

Eu realmente gostava de Kamen Rider Black quando eu era criança (com efeito, eu tinha um bonequinho muito badass do Shadow Moon), e não tem nada errado com isso. O errado é parar no tempo e não querer nem saber que hoje se faz Kamen Riders muito melhores - como Kamen Rider Gaim ou mesmo o Kamen Rider Build de 2017.

O mesmo para desenhos animados: por mais que GI Joe, He-Man, Transformers e Caverna do Dragão possam ter servido ao seu proposito na sua época, desculpe, mas em 12 de 10 oportunidades eu escolheria Avatar, Steven Universe, My Little Pony: Friendship is Magic e Voltron (o da Netflix). Os desenhos hoje são melhores do que antigamente.

Por isso eu entendo o quão é dificil mudar seus paradigmas do que você já decidiu que "é o melhor e pronto". Digamos que se alguém te perguntasse qual é o melhor videogame cooperativo já feito. Independente de qual seja sua resposta, a maioria das pessoas torceriam o nariz para um jogo feito em 2016 apenas por ele ter sido feito em 2016. E é esse tipo de coisa que eu tento evitar.


Por isso, venho por meio deste informar que, por mais que tenha sido divertido jogar Super Mario Kart, Goof Troop ou Bomberman nos anos 90 - e esses são jogos ainda divertidos de se jogar com alguém, não me entendam errado - tenho que dizer que estou mudando meu titulo de cooperativo mais divertido de todos os tempos para esse humilde joguinho indie desenvolvido pelos mesmos criadores da série Worms.

Mas o que faz Overcooked tão bom?

Bem, bons jogos multiplayer geralmente se enquadram em uma das duas categorias. Há party games, que visam ser divertidos, despreocupados e pesados na interação entre os jogadores - e nenhum exemplo pode ser melhor dado do que a série Mario Party neste aspecto. Depois, há jogos mais desafiadores, que enfatizam a habilidade, a conscientização e a tomada de decisões em equipe - ao qual Overwatch é o exemplo que carrega o pomo de ouro. Poucas coisas são mais divertidas do que jogar Overwatch ao lado de um bom time.

Eu não lembro de ter visto um jogo mesclar essas duas categorias tão bem quanto Overcooked faz.

Hmm, então por isso que comida de foodtruck é tão cara...

Eu comprei Overcooked apenas com uma vaga ideia de como ele funciona e mais porque era algo muito elogiado sobre como lida bem com o modo cooperativo local. De fato, não existe outra forma de jogar Overcooked. Minha fiel assistente e eu fomos instantaneamente fisgados.

Overcooked é um jogo simples de entender mas difícil de dominar, e é disso que eu mais gosto. É fácil de compreender e controlar, mas nunca fica maçante e de alguma forma sempre parece desafiador na medida certa.

Pegue Portal 2, por exemplo, que é uma obra prima de jogo mas um cooperativo frustrante porque a forma mais eficiente de resolver os puzzles é um dos jogadores entender como funciona o puzzle e o outro só executar. Overcooked não poderia ser mais diferente disso: cada um tem que fazer sua parte da melhor forma possível, ninguém "obedece" e ninguém "lidera".  Essa abordagem contribui para uma maravilhosa experiência compartilhada.

Usando apenas dois botões, você e até três outros cozinheiros atendem os pedidos da maneira mais rápida e correta possível, sem ficar no caminho um do outro e queimar todo o lugar no processo. E se as chamas se espalharem, bem, tem um extintor em algum lugar por aí - sempre saiba onde está.

Vamos pegar um hambúrguer de fast food, por exemplo. Nós precisamos de hambúrguer, alface, queijo, tomate, molho especial, cebola, picles e um pão com gergelim. Bastante fácil! Podemos fazer isso juntos, certo?

Mas primeiro, o cozinheiro vai precisar de um prato - e um prato limpo, o que já torna essa cozinha levemente melhor que o hospital da minha cidade, embora não muito - o que significa que alguém tem que lavar os pratos. Outro de vocês terá que cortar a carne e colocá-la no fogo, e se você a deixar distraidamente no forno por muito tempo, ela pegará fogo estragando o dia de todos os envolvidos. Nós não queremos isso, queremos?



Bem, e enquanto isso está acontecendo, também queremos cortar os vegetais. Pegar tomate e alface, picar e deixar no prato com o pão esperando a carne ficar pronta. Com cada uma dessas tarefas concluídas na hipervelocidade que é possível em um espaço super-apertado, então e só então podemos combinar tudo e entregar o hambúrguer pronto para ganhar pontos. Vamos então para o próximo pedido que, merda, está prestes a expirar, resultando em uma penalidade na pontuação. Na verdade, espere, esqueça isso. Tem apenas 20 segundos para terminar essa fase. Droga! Droga! Não temos tempo para começar outro pedido! Esqueça as coberturas, apenas atire um hambúrguer mal feito no chão para que o colega que está mais proximo da janela da cozinha junte ele e entregue para ganharmos alguns pontos! É mais rápido assim! Vai, entrega! Oh graças a Deus deu tempo! Exceto, espera - que diabos? Faltaram 60 pontos para ganhar três estrelas nesse nível. Mas nem fodendo! Como dá para fazer isso? O que poderíamos ter feito de maneira mais eficiente?

Seja lançando hambúrgueres, assando pizzas ou enrolando burritos, essa descrição acima representa minha experiencia média jogando Overcooked. É composto de partes iguais de loucura e felicidade. Eventualmente, você não precisará nem gritar, muito menos calmamente dar instruções. Sua equipe acaba formando essa hive-mind de chef-mestre em que todos sabem que trabalho fazer e quando. Então, o truque torna-se aprender a melhor rota ou estratégia de cada nível - o que essencialmente é o "puzzle" de conseguir as três estrelas no cenário.

Grande parte do prazer inicial e da alegria do jogo vêm dos jogadores inevitavelmente falhando em desempenhar as várias tarefas da cozinha. Os fogões pegam fogo, os jogadores deixam cair os ingredientes no chão e jogadores inexperientes podem facilmente jogar fora as refeições prontas em vez de entregá-las. Essas interações e incontáveis outras criam um ambiente perfeito para o riso e os bons momentos. Claro, nem todo mundo é muito de fã party games e para aqueles que desejam sistematicamente conquistar um jogo com estratégia e precisão, Overcooked também satisfaz suas necessidades. Como o jogo consegue fazer os dois ao mesmo tempo, é algo que apenas as lendas contarão.

No espaço, ninguém pode te ouvir gritar... "SÓ JOGA AS COMIDAS E APERTA O BOTÃO!!!"


Adicione a isso cenários particularmente criativos onde você precisa cozinhar nas condições mais inóspitas conhecidas pelo homem - como sobre blocos de gelo, em um vulcão, em uma nave espacial com modulos moveis, uma casa mal assombrada com balcões que se movem ou pulando entre as cozinhas que estão dentro de caminhões em movimento e temos que Overcooked nunca fica repetitivo ou previsivel. Novas mecânicas são introduzidas de forma justa e nunca sentem como improvisadas ou ideias baratas para artificialmente alongar o jogo. Eu fiquei bastante impressionado com a maneira como os desenvolvedores foram continuamente capazes de fornecer novos desafios ao longo de um jogo com uma premissa tão simples.

Enquanto você pode jogar sozinho (controlando dois cozinheiros separados), não é a mesma coisa. É uma experiência menor, que eu tenho mais dificuldade em elogiar. E, infelizmente, o Overcooked não tem suporte online. É tão chato ter que compartilhar essa ressalva. Mas, mesmo com uma equipe de duas pessoas, o jogo é um lindo caos. Você só precisa convencer um outro humano a vir e ajudá-lo a salvar o mundo. Supondo que vocês não irritem um ao outro e criem uma rixa vitalícia, você provavelmente vai querer convidá-lo para jogar de volta uma segunda ou até mesmo terceira vez.

E, se tudo mais falhar, esse ainda será o jogo que permite você usar todos os seus memes do Gordon Ramsay.
"Cozido Demais" é encantador e compacto. O esquema de controles é minimalista, a mecânica simples e o objetivo é linear, mas quando combinados, proporcionam uma experiência profunda e agradável. Poucos jogos têm a capacidade de provocar emoção no jogador como Overcooked faz. Você não pode simplesmente jogar esta simulação culinária em silêncio, a sala logo estará cheia de risos, raiva e celebração, que é o que os verdadeiros jogos de festa devem conseguir fazer.

Next Prev
▲Top▲