[FILMES] SPIDER-MAN: Far from Home (ou o MCU está morto, vida longa ao MCU)

| terça-feira, 23 de julho de 2019


E agora, Marvel?
A festa acabou,
a luz apagou,
o Homem de Ferro sumiu,
o Capitão América se aposentou,
e agora, Marvel?
e agora, você?
você que vai ter que começar de novo,
que ainda não tem o The Rock e o Keanu Reaves no MCU,
você que vai ter começar de novo a nos apresentar personagens,

para amarmos e reclamarmos?
e agora, Marvel?


 Muitos autores sentem uma certa intimidação pela imagem da folha em branco, aquele espaço vazio onde tudo pode acontecer e nada está escrito. Pessoalmente, eu acho libertador - você tem liberdade absoluta para fazer o que quiser quando está começando uma nova história, um novo capítulo, e isso é incrível. A Marvel hoje se encontra nessa situação: seu universo cinematográfico teve um espetacular e aclamadíssimo final - tanto em público quanto em crítica (a menos que você trabalhe na Folha de São Paulo, ao que só podemos apontar e rir de você). MAS vida que segue, e é hora de começar de novo.

Um novo universo, com novas histórias, novos objetivos. E como a Marvel começa esse MCU 2: eletric dancing boogaloo?

Bem, a Marvel hoje tem algumas coisas a seu favor que não tinha em 2008 quando Jon Favreu (que é o Happy atualmente) iniciou o projeto mais ambicioso da história do cinema. Em primeiro lugar, e esse é um grande primeiro lugar, é a experência. 24 filmes depois, a Marvel já sabe muito bem como esse rodeio funciona, o que funciona e o que deve evitar. Em segundo lugar, eles começam bem mais servidos do que começaram em 2008.



Em 2008 eles tinham que trabalhar com alguém que o grande publico jamais tinha ouvido falar, e que os fãs de quadrinho consideravam alguém de segundo escalão: um tal de Homem de Ferro. Tanto que o joguinho dos Avengers nos anos 90 se chama "Capitão América e os Avengers", porque só os Vingadores não atrairiam publico nenhum.

Pois bem, corta para 2019 e as coisas são MUITO diferentes. Hoje a Marvel começa sua nova vida com ninguém menos que seu maior e mais popular herói: o favorito de todos, o amigão da vizinhança, o espetacular Homem-Aranha. E começa fenomenalmente bem.

E por "fenomentalmente", eu quero dizer:
a) eu não sei escrever essa palavra
b) é o melhor filme do Homem-Aranha já feito*

*em live action, porque Homem-Aranha no Aranhaverso ainda é o melhor filme do Homem-Aranha ever.


Vamos lá: o que, exatamente, a gente espera ver de um filme do Homem-Aranha? Bem, eu não sei vocês, mas pessoas de bom gosto como eu esperam ver aquele garoto que é só um cara - sem nem poderes tão espetaculosos assim, para os padrões da Marvel - tentando fazer a coisa certa em meio a uma vida ferrada com a qual todos podemos nos identificar.

Com toda essa emoção de Vingadores e tudo mais, algumas pessoas podem ter esquecido qual o real superpoder do Homem-Aranha: a lazarentice.

Logan é um homem simples com gostos simples, eu posso respeitar isso

Agora, é claro que "pobreza" exatamente não faria muito sentido dentro da situação atual do MCU. Quer dizer, o Peter Parker é o best boy da fundação Stark e opção número um da SHIELD no momento (já que o Thor está totalmente não liderando os Guardiões da Galaxia em algum lugar por aí, o Pantera Negra tem o seu próprio reino para cuidar, a Capitã Marvel é mais ocupada que banheiro na ocktoberfest e eu acho que eles tem medo de chegar perto da Feiticeira Escarlate, ao que não os culpo), não faria sentido eles deixarem o Peter ter como maior inimigo os boletos do mês - como é na trilogia do Sam Raimi, por exemplo.

Mas isso não quer dizer que o Homem-Aranha não possa ser um ferrado de outras maneiras, e é aqui que Far from Home se esforça em seu melhor para fazer todos nós nos identificarmos com esse garoto que tem o dom de estar sem um passo no lugar errado na momento errado.

Esse é um filme essencialmente sobre o Peter Parker sendo o Peter Parker, e é exatamente o que nós queriamos ver. É interessante como todos os conceitos clássicos do Homem-Aranha estão nesse filme, mas reinterpretados de alguma forma. Pedrinho não é pobre, mas acabamos tendo cenas disso porque sua excursão da escola o mete em um hotel absolutamente bocada de Veneza. O tio Ben não é mencionado, mas toda coisa da responsabilidade relacionada com a morte da sua figura paterna é substituída pelo passamento do Homem de Ferro - que é quem passa para Peter todo o arco de "grandes poderes trazem grandes responsabilidades".

Macaco Noturno, melhor herói

Existe até mesmo uma metalinguagem rolando aqui, porque a "grande responsabilidade" de Peter ser o "novo Homem de Ferro" não é apenas como principal herói na linha de defesa da Terra, mas como pilar central de todo esse novo universo cinematográfico da Marvel que será construído daqui para frente.

E essa é meio que a coisa desse filme: fazer uma releitura adaptando todos os conceitos clássicos do Homem-Aranha para esta nova encarnação na nova fase do MCU. A responsabilidade está lá, só que de outra forma, a ferradice está lá, só que de outra forma, a unica coisa que eu realmente sinto falta é o Homem-Aranha se divertindo em ser o Homem-Aranha (zoando os vilões, do qual o Mysterio é uma grande vitima porque o visual dele não se ajuda, né?) porém isso é algo que nunca teve realmente nos filmes do Sam Raimi e embora tenham tentado fazer nos filmes do Andrew Garfield... é, essas partes são legais, mas todo o resto do filme são tão ruins que meu deus...

Mysterio foi zoado desde o primeiro quadrinho que aparece na primeira HQ, isso é um mérito que poucos podem se orgulhar

Falando em Mysterio, eis uma coisa interessante aqui. Quando eles anunciaram o Mystério neste filme, eu fiquei intrigado. Quer dizer, nos quadrinhos o Mysterio não é exatamente um grande vilão do Homem-Aranha, e frequentemente o cabeça-de-teia não leva ele muito a sério já que ele é só um cara sem nenhum poder que usa efeitos especiais e truques de mágica (mágica mesmo, tipo Barney Stinson, não confundir com magia que é uma coisa que existe no universo Marvel) para cometer crimes. Não é lá grandes coisas para se trabalhar, mas de alguma forma a Marvel conseguiu fazer do Mysterio a melhor versão do que ele poderia ser em live action.


- Sou um grande fã, seu Donnie Darko!
- Obrigado, mas eu prefiro ser chamado de "Cara da bola de cristal na cabeça" agora

Meu ponto é: se o Mysterio ficou legal, não tem absolutamente nada que a Marvel não consiga fazer a essa altura.

 Falando em fazer direito, temos que falar também que Zendaya é a melhor versão da MJ já feita e cada cena dela é interessante de se assistir bastando sua presença na tela dizendo qualquer coisa. 

- Você está bonita hoje.
- E por causa disso eu tenho valor?
- O que? Não, eu, quer dizer, eu só quis...
- Relaxa, cara, só estou zoando com você. Valeu.

A coisa do Homem-Aranha é que ele é o mais relacionavel dos heróis da Marvel, e meio que sempre me incomodou nessa proposta a coisa da Mary Jane. Quer dizer, idealmente a MJ deveria ser uma girl next door, um crush acessível que todos nós tivemos na escola e falhamos miseravelmente porque adolescencia é sobre falhar miseravelmente em tudo. Isso sendo dito, é meio que uma quebra da suspensão da descrença quando a sua "vizinha com quem você talvez tivesse chance" parece desse jeito:


... yeah, buddy, não vai rolar. Como dizem os guardinhas de Elder Scrolls IV quando você tenta subornar eles e falha: not now, not late, not ever. Eu entendo o apelo de fazer a MJ ser o mais cavalarmente linda quanto se pode ser, e pra mim a Kirsten Dunst ruiva é igual a corte de poderes do governo: a qualquer tempo, por qualquer motivo, em qualquer lugar. Isso sendo dito, ainda sim, é um elemento que não encaixa. Essa MJ é alguém com quem o Tony Stark sairia, com quem o Thor ou a Viúva Negra teria chance. Mas um cara ferrado como a gente? Definitiviamente não vai rolar.

Agora, a Zendaya, por outro lado, é alguém totalmente dentro desse conceito. O grande charme dela não é que ela é uma modelo 11/10, e sim que ela é a garota mais legal que eu já em um filme em muito, muito tempo. Ela é tão legal que ela lembra a Alisson do Clube dos Cinco, só que essa MJ é mais cool ainda.


Ela é uber cool, mas ao mesmo tempo é um tanto vulneravel e emocionalmente distante como forma de defesa. Definitivamente essa é a MJ que melhor casa com a proposta do Homem-Aranha, melhor que uma uber modelo ruiva com peitos enormes... hm, taí algo que eu nunca achei que diria na vida.

Então Longe de Casa é um excelente filme sobre o Peter Parker sendo o Peter Parker, reinterpreta os fundamentos do cabeça-de-teia, tem a melhor MJ ever, e boas cenas de ação com um vilão que faz sentido (algo não tão fácil de se fazer quando sua escolha é o Mysterio, convenhamos). O que mais esse filme poderia fazer? Ah sim, lançar os fundamentos da nova fase da Marvel. Foi assim que começamos esse texto, não?

Bem, onze anos atrás o universo Marvel começou quando Tony Stark revelou sua identidade secreta e disse "Eu sou o Homem de Ferro". Choque generalisado da impresa, corta a cena, o filme acaba. Homem-Aranha 2 faz uma reinterpretação dessa cena, igualmente o filme termina com o herói tendo sua identidade revelada e isso pavimentando como serão os próximos anos da Marvel... só que de uma forma diferente do que foi antes. A maioria das pessoas não sabe porque, exatamente, o JJ Jameson odeia tanto o Homem-Aranha e nos filmes do Sam Raimi sequer é dado uma boa razão para isso. Porém nos quadrinhos isso começou justamente com a primeira HQ do Mysterio, em um plot não tão diferente assim do que foi utilizado no filme em que ele posa de herói e coloca o Homem-Aranha como uma ameaça aos seus atos heróicos.



É impressionante que a Marvel não apenas tenha resgatado isso, mas encaixado perfeitamente com o contexto do momento do seu universo cinematográfico, com a coisa do Homem-Aranha ser o pilar dos próximos dez anos de filmes (grandes poderes, já dizia o tio Ben) e o filme até mesmo se preocupa em responder "Como isso aconteceu debaixo do nariz do Nick Fury e ele não percebeu nada?". E o filme ainda levanta um tema interessante, de que as pessoas acreditam em qualquer coisa desde que seja contado com estardalhaço o suficiente. Eles definitivamente pensaram em tudo, caras.

Ah sim, e depois de "De volta para casa" e "Longe de casa", eu posso dizer que já sei qual será o título do próximo filme do Homem-Aranha: 


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