[FILMES] AQUAMAN (ou este não é a piada de poderes inuteis que você estava procurando)

| domingo, 7 de julho de 2019


Eu vou ser sincero com vocês: eu não estava realmente tão interessado assim em assistir as aventuras do cara que fala com tambaquis. Tipo nada mesmo, eu sequer pretendia assistir esse filme. E, honestamente, alguém pode me culpar? Os filmes da DC são uma bagunça cuja maior força motivadora da existência é "ah, taca qualquer coisa que vai dar dinheiro só pelo nome".

Exceção feita a Mulher Maravilha, que foi dirigido por uma mulher que queria artisticamente provar um ponto, Patty Jenkins tinha ambições maiores de "ah, faz qualquer merda e foda-se". Fora isso, bem, os filmes que são feitos pelo simples propósito de serem "qualquer merda" acabam parecendo "qualquer merda" mesmo. Fazer cinema é rocket science, heim DC?

Verdade que algumas pessoas, individualmente, tentam salvar alguma coisa desse atoleiro de bosta (sim, Margot Robbie e Will Smith, vocês vão para o céu), mas de modo geral o resultado é... aff...

Então nós temos um filme que ninguém pediu sobre um herói que ninguém que não seja fã de quadrinhos liga. Apenas um aparte: nos quadrinhos o Aquaman é um dos caras mais fodas do universo DC: ele é tão forte e resistente quanto a Mulher Maravilha, tem uma das armas mais poderosas da Terra (o Tridente de Poseidon, cujo nome não tem nada de metafórico nele), é o rei de 3/4 do MUNDO INTEIRO, comanda o maior e mais avançado tecnologicamente exército do planeta e controla os monstros mais tenebrosos. Ele é badass pra caralho nos quadrinhos.


Fora dos quadrinhos, eh, nem tanto assim.


O trailer parecia menos interessante ainda, se alguma coisa já teve mais tatuado na testa "aventura genérica porque foda-se", eu não conseguiria dizer.

*faz sons de peido com a boca*


Parecia apenas um primo pobre de Pantera Negra sem a parte da temática social, apenas a estrutura reproduzida em uma concha vazia. Concha, porque é uma coisa do mar, sacaram, hã? Hã?

Então as primeiras reviews do filme começaram a sair e... as pessoas estavam dizendo que o filme era bom? Uat? Seria essa a maioria jogada de marketing da história da Warner e eles jabazearam seu filme comprando reviews a torto e a direito ou... será que... não... não pode ser... mas será que é? Não, não... mas e se for?

Bem, diante desta justificada crítica eu eu assisti o filme no seu penúltimo dia de exibição no Brasil e meu veredito altamente técnico e oficial é...


IT'S NOT SHIT! OH MY GOD, THEY DID IT! THEY MADE A AQUAMAN MOVIE THAT IS NOT SHIT! 

IT'S NOT SHIT!!!!!!!!!

IT'S NOT SHIT!!!!!!!!!

Eu não tenho palavras para descrever o quão surpreso eu estou com isso, e eu jamais acharia que diria isso, mas o filme do Aquaman é... o filme do Aquaman é... b... eu não consigo, mas eu tenho que dizer... vamos lá, falta pouco agora... o filme do Aquaman é... bom!

Meu Deus, o filme do Aquaman é bom!

Eu disse, eu não acredito que eu disse, mas eu disse! Aquaman é bom! É BOM! Claro, não é uma obra prima, não é um dos maiores filmes de todos os tempos nem nada, mas por Deus, é bom! É divertido, os personagens são gostáveis, o drama é algo com o que você consegue se importar, a trama politica é compreensível sem ser chata, as cenas de ação são muito boas e o visual é espetacular. Isso em um filme do fucking Aquaman! Mas... como isso aconteceu?



Bem, em primeiro lugar James Wan é um diretor de cenas de ação muito bom. Caso o nome não seja imediatamente familiar a você, ele é o diretor de Velozes e Furiosos 7. Também conhecido como o filme onde o The Rock quebra o gesso do braço apenas com o poder da sua fodonice para sair pela rua usando uma minigun, e que os Velozes e Furiosos fazem um pega dentro das torres de Dubai saltando de um prédio para o outro com carros!


- Senhor, essa arma com munição pesa mais de 250kg, isso é praticamente o recorde mundial de levantamento de peso!



THE ROCK: E seu ponto é...?
- Nada não, senhor!



Então, é, James Wan sabe muito bem o que está fazendo. Agora imagine que a Warner chegasse em um cara competente assim e oferecesse todo o orçamento que ele poderia sonhar, e que neste cenário hipotético as coisas dessem super certo? Isso é basicamente o que acontece em Aquaman.

Meu Deus como esse filme é bonito! O uso de cores é tão bom, tudo parece tão interessante e majestoso, o mundo marinho parece tão antigo e poderoso! E as cenas de ação são tão compreensíveis - você sempre entende tudo que está acontecendo na tela - ao mesmo tempo que são tão coloridas, as criaturas marinhas parecem tão estilosas ao mesmo tempo que poderosas!

Por exemplo, lembra daquela coisa idiota do Aquaman aparecer cavalgando um cavalo marinho gigante?




Bem, eles mantiveram isso. Exceto que o "cavalo marinho" não é mais idiota. É um monstro badass agora.





A história (que foi co-escrita por Geoff Johns, presidente e diretor de operações da DC Comics e um dos melhores autores de quadrinhos da empresa, e o diretor) não tenta ignorar o passado tosco de de Aquaman, que inclui aventuras bobas com polvos que tocam bongos, gigantescos cavalos-marinhos e vários “amigos escamados”, o filme apenas repagina-os como algo diferente, como algo descolado. E sim, tem uma cena de dois segundos com um polvo tocando bongo como uma piscadela para os fãs mais velhos, mas você está tão de boas com o clima do filme que isso não é tosco - é muito legal, na verdade!





Claro, o filme não tem nenhum Guillermo Del Toro desenhando as criaturas, mas ao que se propõe a fazer é excelente. E tem um Cthullão foda nesse filme, então eu tenho que dizer que estou positivamente feliz com o resultado.

Bem, então temos a questão dos personagens... Mesmo quando bem executadas, histórias de origem de super-heróis na tela grande se tendem a ser... menos do que ideiais - e com a exceção de “Mulher Maravilha”, pouca coisa no Universo Estendido da DC foi bem executada.

E apesar de eu achar que "Liga da Justiça" do ano passado não é fisicamente doloroso, eu admito que o material do Aquaman não inspirou muita confiança para um filme solo da personagem. Jason Momoa tem um ar de "não tivemos dinheiro para contratar o The Rock, então é o que vai ter que servir", e não ajudava que ele foi reduzido a frases de efeito como "My Man!", ou que uma ou duas cenas se aprofundando em seu passado eram facilmente as partes menos compreensíveis de um filme muitas vezes incompreensível.


Sinceramente, eu uploadei essa imagem errada. Mas ela é tão legal que vai ficar assim mesmo.


Bem, Aquaman - o filme solo - certamente tem suas falhas, como um roteiro inchado tentando abrir espaço para um romance entre os protagonistas, uma aventura arqueológica ao estilo Indiana Jones, um épico de fantasia com monstros marinhos gigantes que culmina em uma guerra campal ao estilo Senhor dos Anéis e a velha história do herói relutante que não quer assumir que grandes poderes trazem grandes responsabilidades, tudo em um filme que dura menos de duas horas e meia hora.

Tentando fazer tanta coisa ao mesmo tempo, Aquaman não faz nenhuma delas EXCEPCIONALMENTE bem... mas faz todas elas bem o suficiente ao ponto que ele transforma isso que deveria ser seu maior defeito em uma de suas maiores qualidades.

Essa ideia de "quatro filmes pelo preço-de-um" é algo que funciona bem da forma leve que foi executada e “Aquaman” acaba sendo um filme cheio de grandes cenas bem legais. E enquanto alguns desses momentos são bem bestas (este filme não tem nenhuma vergonha de ser besta as vezes), nenhum momento dele é realmente chato.

O melhor exemplo é a abertura do filme, que na verdade não começa com o Aquaman. Em vez disso, vemos um faroleiro (Temuera Morrison) encontrando uma mulher misteriosa e ferida no mar (Nicole Kidman). O romance que se segue pode ser bastante normal (tirando que um tiozinho daqueles jamais pegaria a Nicole Kidman, mas enfim), mas Morrison e Kidman são talentosos o suficiente para tornar isso interessante e - quando as circunstâncias inevitavelmente os separam - um pouco triste.




Quando o Aquaman, o filho deles aparece pela primeira vez, nós meio que já gostamos um pouco do cara. Quer dizer, os pais dele são gente boa, então ele já começa com um crédito positivo conosco. Um crédito que Jason Momoa nunca queima realmente, já que ele nunca faz nada realmente errado enquanto o cara que troca ideias com tatuíras. Ele é insamente forte e resistente, mas usa isso para lutar contra caras exageradamente maus, ele é arrogante e um tanto irresponsável, mas usa isso para deixar as cenas de ação mais engraçadas e divertidas.

Falando em cenas de ação, tirando uma cena (muito bem dirigida) na Sicilia (que lugar bonito), o filme está no seu melhor quando está debaixo d'água, onde o diretor James Wan e sua equipe de design criaram um mundo de fantasia vívido. Pode levar alguns minutos para se acostumar com a movimentação dentro d'água dos personagens e o quase todo mundo com o cabelo preso (porque eles estão embaixo d'água, é para não ficar na cara, vê?) mas uma vez que você o faça, você apreciará a visão da realeza montando tubarões e raias, e você vai visitar reinos onde pessoas peixes e pessoas caranguejo governam. (meu conhecimento zoológico pode estar falhando aqui, mas acho que o filme realmente tem dois tipos diferentes de pessoas caranguejo.)

 Isso é bobo? Claro que é. Mas no instante em que o filme tirou 15 segundos para mostrar como o Black Manta podia disparar raios laser dos olhos, eu estava a bordo. É bobo, mas não é um bobo feito de qualquer jeito e sim alguém pensou a respeito para ser especificamente bobo - o que é exatamente o meu tipo de bobo!





E quando Aquaman e Mera entraram na cidade de Atlantis, uma cidade psicodélica e extensa, minha criança interna de 13 anos quase desmaiou de excitação. Isso tudo antes da batalha final, que teve vastos exércitos de criaturas submarinas atacando uns aos outros enquanto bestas marinhas colossais irromperam do chão sob seus pés. É como um crossover insano entre "Senhor dos Anéis" e "Pacific Rim", e é glorioso!

Este filme não é para todos, claro, mas suponho existe um teste simples para determinar se você está no público-alvo: Você quer ver o Jason Momoa enfrentar um monstro lovecraftiano com vários tentáculos, e que esse monstro seja dublado pela Mary Poppins?

Se a resposta for "sim", então Aquaman é o seu filme.


Next Prev
▲Top▲