[GAMES] HOLLOW KNIGHT (ou oca é a cabeça de quem cometeu esse jogo)

| sexta-feira, 21 de junho de 2019
 

A principio eu iria fazer uma rapidinha desse jogo, mas não. Eu me recuso. Em tantos anos nessa indústria vital nunca antes um jogo conseguiu me irritar tanto quanto esse e eu preciso colocar isso pra fora.

Mas vamos começar do começo: eu adoro metroidvanias, acho que é um dos meus generos favoritos. Ajuda que Hollow Knight seja um dos jogos mais bonitos que eu já joguei. O estilo do jogo parece uma longa animação do Tim Burton, e o jogo é repleto de minimos detalhes que só estão lá porque os seus criadores se importaram muito com o que estavam fazendo - como as várias camadas de paralaxe para dar uma sensação do cenário se movendo ao fundo ou as particulas de poeira que surgem quando você acerta estatuas, ou como fizeram uma animação para a grama do cenário reagir quando você passa mesmo que não haja nenhuma vantagem mecanica nisso - fizeram só para ficar bonito e atmosférico mesmo.


Arceus seja louvado, eu não tenho palavras para descrever o quanto esse jogo é bonito e atmosférico - mais do que Ori e the Blind Forest, um jogo que foi bancado pelos bolsos da Microsoft. Para um joguinho humilde financiado no kickstarter, é impressionante.

Os controles são... ok. O alcance do ataque é mais curto do que eu gostaria e tem um lag incomodo no pulo, mas nada que não dê para se acostumar. Não é REALMENTE um problema, embora você fica mal acostumado depois de ver o quão excelentes, justos e perfeitamente equilibrados são os controles de The Messenger. Mas cool, cool, nada que quebre realmente o jogo...

... até que você começa a jogar e percebe que seu mapa é inútil. Em qualquer outro genero de jogo isso não seria um problema tão grande, mas quem já jogou qualquer Metroidvania sabe que o mapa é quase tão basico para a jogabilidade como pular. Eu quero saber o nome, endereço e CPF do ENERGUMENO que achou que seria uma grande ideia fazer um metroidvania em que o mapa não só atualiza automaticamente conforme você explora, como não mostra onde você está no mapa. Mais pra frente dá para comprar um item que resolve o segundo problema, mas nunca o primeiro.

QUE?! APENAS, QUE?!?

"Uau, tivemos a ideia que Super Metroid não teve de não deixar você ver onde você está no mapa!". Gente, se ninguém nunca fez o que você acha ser uma ideia revolucionaria, talvez vocês queriam considerar que existe um motivo para isso.
A decisão de não permitir que o jogador veja onde eles esta no mapa, que continua a se ramificar em várias direções, é uma das piores escolhas de design de jogos que eu já experimentei em meus 30 anos de videogames. É como começar o jogo Mario sem a habilidade de pular. É simplesmente imperdoável nesse gênero, ela torna a "exploração" em apenas andar por salas aleatórias esperando encontrar alguma coisa. Como você não tem referencia de onde está, não faz diferença nenhuma para onde você está indo!

“Você poderia me dizer, por favor, qual o caminho para sair daqui?”
“Depende muito de onde você quer chegar”, disse o Gato.
“Não me importa muito onde...”, foi dizendo Alice.
“Nesse caso não faz diferença por qual caminho você vá”, disse o Gato.
“...desde que eu chegue a algum lugar”, acrescentou Alice, explicando.
“Oh, esteja certa de que isso ocorrerá”
 Gente, Alice no País das Maravilhas é maravilhoso como literatura, mas não faça disso seu norte para desenhar mecanicas de gameplay, mmmkay?

A ideia monumental, colossal, animal. literal que eles tiveram para esse jogo é que o mapa só atualiza quando você salva o jogo em bancos de save espalhados pelo mapa. Ou seja, você tem um mapa que sempre está vários minutos atrasados - e até comprar a bussola, sem nenhuma indicação de onde você está nele. Animal. Colossal. Criogênico. Puta merda, eu não tenho palavras para expressar o quão pálido eu estou de alguém ter tido essa ideia em uma reunião da empresa e o cara não apenas não ter sido imediatamente demitido como essa ideia bostosamente bosta.

MAS CALMA QUE PIORA!

Hey, você não deveria fazer o contraponto razoavel e apontar as perguntas que o cidadão comum teria?

NORMALMENTE SIM, MAS ESSE JOGO TEM MUITA IDEIA CAGADA!

 Pois é. De fato, piora. Essa escolha terrível de não te dar um mapa que sirva pra alguma coisa me fez pensar que outras decisões idiotas e retardadas foram tomadas em outros pontos do jogo. E infelizmente, são muitas. A bússola, um item que você tem que comprar PRA SABER ONDE ESTÁ NO MAPA DESATUALIZADO, ocupa um espaço de inventário - que já não é muito. Porque foda-se você e todos que você ama, apenas por isso.

Sem atualização em tempo real. Boa sorte com isso.
Os checkpoints são ridículos. Eu não estou pedindo por níveis de generosidade estilo Uncharted onde você recomeça quase exatamente onde você foi forçado a repetir a mesma cena de novo e de novo, mas ter que caminhar cinco minutos para voltar até onde você morr... ah é, esqueci, o mapa está desatualizado, você só tem como achar o seu corpo se memorizou o caminho que fez! Maldição, miséria, gato preto, fusquinha em chamas!!

E sim, eu disse "encontrar o seu corpo" porque eles tiveram a ideia genial de copiar o sistema de Dark Souls de você deixar todo seu dinheiro onde você morre e você só recupera ele se voltar até o seu corpo e  derrotar a sua sombra. Aham. Em um metroidvania. Sem mapa. MARAVILHA. MULHER MARAVILHA.  GAL GADOT DE SAMBA CANÇÃO!


Aff, esses retardados nunca sequer jogaram um metroidvania na vida antes de largar a fazer um, não tem outra explicação. Porque esses jogos são sobre começar em um estado vulnerável e gradualmente crescer na aventura através do senso de progressão e ser fortalecido quando você encontrar novas habilidades. Isso permite que o jogador crie confiança e dinâmica, que são cruciais, pois você enfrenta ambientes não lineares hostis cada vez mais perigosos. Em Hollow Knight, você começa vulnerável e continua assim. Não há novos grandes upgrades que modifiquem o seu gameplay ou te deem mais confiança para avançar - tudo que você encontra são coisas que, honestamente, já deveriam estar com você desde o começo como dash no ar ou pulo duplo. Não há novas habilidades suficientes o suficiente e os itens que você encontrar não conseguem escalar o jogo ou criar o desejo ardente de jogar. 

A melhor parte de um metroidvania é a sensação de progressão que o jogo te dá conforme você explora e ganha novas habilidades. Quando você ganha pulo duplo, habilidade de andar embaixo dagua ou uma arma mais forte, a sua reação é "Ah, agora eu posso voltar naquela parte X do mapa que eu não conseguia antes!" e isso é muito legal. Em HK isso não existe, porque as habilidades não adicionam muita coisa realmente (você começa pulando e dando espadadas e termina pulando e dando espadadas, o que você nos primeiros segundos de jogo é todo o gameplay que terá até o fim) e você vai apenas andar aleatóriamente no mapa que não atualiza até torcer para esbarrar em alguma coisa.

Adicionalmente, me incomoda como acertar os inimigos te empurra para trás. Isso não serve a nenhum proposito maior do que tornar o jogo deliberadamente incomodo e nós não queremos que nossos jogadores se sintam confortaveis jogando, certo?

Olha, caras, eu sei que vocês querem fazer uma declaração do tipo "os jogos de hoje seguram muito a mão do jogador e tudo é muito fácil, antigamente que era bom", mas claramente vocês não jogaram os jogos de antigamente. Não recentemente, pelo menos. Esse jogo consegue ser o contrário de tudo que eu disse sobre The Messenger, não tem como um negócio desses.

Sabe a parte de The Messenger que o jogo é um jogo de plataforma terrívelmente dificil e quando vira um metroidvania você pensa "puta merda, eu nunca vou conseguir navegar por esse mapa" mas então eles adicionam a coisa da viagem no tempo para modificar o mapa e permitir que você consiga, bem, jogar o jogo?

Então, Hollow Knight decidiu que não precisava disso. O jogo é dificil como Ninja Gaiden O TEMPO TODO. Em um jogo que basicamente é sobre andar aleatóriamente PORQUE NÃO TEM MAPA. E cada sala que você vai é uma dor porque é muito dificil e você nem sabe se aquele caminho vai  dar em alguma coisa.

Ótimo, apenas ótimo, vamos fazer um jogo sobre ficar horas vagando sem saber para onde ir e tornar essa experiencia a mais dolorosa possível! É isso que vai deixar o nosso jogo maneiro, caras!

É isso o fucking tempo todo
"Ah, antigamente você se perdia no mapa e ficava horas vagando sem saber para onde ir e isso que era divertido!". Não, não era! Era uma bosta e uma existe uma boa razão para os jogos terem parado de fazer isso em primeiro lugar! Claro que Ori and the Blind Forest força a barra ao marcar no mapa (porque esse jogo tem um mapa, sabem?) onde você tem que ir, mas também não precisa avacalhar né. 

O ponto de um bom metroidvania é ter um mapa bem desenhado ao  ponto que o jogador identifique que tem lugares que ele só pode voltar mais tarde com o upgrade correto para então explorar esse lugar. Se tudo que seu jogo faz é fazer seu jogador andar aleatóriamente até encontrar alguma coisa - como um chefe, digamos - e depois de derrotar ele você não ter ideia para onde ir em seguida, meus parabéns. Vocês desenharam um jogo incrivelmente merda.

Hollow Knight é feito por gente que estudou tão pouco o genero que para tirar o desapontamento do meu sistema rapidamente, eu mudei para Axion Verge. Claro, é um ripoff barato de Metroid que causa enxaqueca, mas pelo menos os cara que fizeram isso tiveram a decência de te deixar ver sua posição no mapa desde o início.
Next Prev
▲Top▲