[SÉRIES] HOW I MET YOUR MOTHER (ou aproveitando para falar mal de Friends, porque alguém tem que faze-lo)

| sexta-feira, 31 de maio de 2019
 

As pessoas frequentemente comparam Friends com "How I Met Your Mother", e eu acredito que é uma comparação bastante válida. São duas séries com o tom mais ou menos parecido, tem mais ou menos a mesma duração, tem o mesmo feel (a ideia de registrar o que é ser um nova yorkino na sua decada) e que são estruturalmente bastante similares. Todos estes são pontos bastante válidos, porém eu gostaria de falar sobre como as duas séries tem um problema bastante parecido e é um problema tão grande que quase inviabiliza assisti-las, só que uma sabe lidar com isso e a outra não.

Seus protagonistas são insuportaveis.

Entenda, quando eu digo "insuportavel" não é em um sentido de "meh, poderia ter sido feito melhor" e sim que se colocar essas pessoas em um fusquinha 76 repleto de gasolina e atira-los de um barranco, bem, esse seria um grande desperdício de ferrugem. Mas bem, vamos ver como isso funciona mais de perto.

Para propositos deste texto, eu estou considerando Ross e Rachel como os protagonistas de Friends, embora isso seja mais aberto a debate, enquanto acho que não precisa ser dito muito sobre qual o ponto principal de HIMYM.

Então, vamos começar com Ross, o que tem de errado com ele?



Deus. Oh, Deus. Mais fácil tentar dizer o que tem de certo com ele! Não, espera... não, isso não é fácil. Eu não consigo pensar em nada realmente. O melhor que que eu posso sintetizar a respeito do Ross é que ele é básicamente o Facebook dos anos 90.

Você conhece o Facebook, né? Aquele lugar onde as pessoas normais se reunem para cagar regra sobre o que ser normal significa e buscar instruções como uma pessoa normal deveria se comportar. Nos anos 90, Ross fazia esse papel cagando regras sobre como e o que o cidadão de bem da família tradicional americana deve ver o mundo. Ele tem um pacotinho de verdades inquestionaveis prontas e nunca, jamais, sob hipotese alguma considera questionar que os seus valores não sejam universalmente corretos.

O ápice disso é quando, por mais de uma temporada, o objetivo do personagem é tentar fazer o seu casamento dar certo. Não que tenha algo errado nisso, o problema é porque ele esta tentando fazer isso: não porque ele ama sua esposa - ele claramente não poderia cagar mais para ela, que ele mal conhece na verdade, ao ponto que até disse o nome de outra no altar - e sim porque ele já tem um casamento fracassado e ele não pode falhar com a sagrada instituição do casamento uma segunda vez. Sim, esse é todo o ponto, a sagrada instituição do casamento é o que realmente está em questão aqui, não pessoas ou sentimentos.

Ah meu filho, imprime um calhamasso de imagens do Bolsonaro e do Trump se pegando e enfia no rabo, faça-me o favor. Aqui, deixa eu te ajudar:




Existem outras dezenas de coisas que me incomodam sobre ele e eu poderia fazer um texto inteiro sobre a atitude "boo-hoo, pobre de mim, as mulheres me DEVEM sexo porque eu digo que sou um nice guy quando na verdade sou  um psicótico controlador obsessivo". Em primeiro lugar, ninguém te deve merda nenhuma. Em segundo lugar, você é o "nice guy" que dá piti porque a sua namorada quer usar um biquini. Você é esse tipo de cara. Uau, super nice, realmente naõ entendo realmente como as mulheres não estão pegando senha para ficar com você, de fato...

Enfim, eu realmente poderia passar algum tempo falando de tudo que há de errado com ele, mas você já pegou meu ponto aqui.



Sua contraparte romatica, Rachel, não é tão melhor que isso realmente. Ela tem um arco de personagem terrivelmente complexo que vai da garota mimada que nunca teve NENHUMA dificuldade porque ela é incrivelmente rica para a mulher mimada que não tem NENHUM dificuldade na vida porque ela é inumanamente bonita. Tirando os problemas que ela deliberadamente decide criar para si mesma, tudo acontece para ela do jeito que ela quer, na hora que ela quer e na quantidade que ela quer porque ela é muito, muito, mas muito bonita mesmo. Boo-hoo, pobre você, Rachs.

Verdade seja dito, entretanto, que todos os kudos do universo tem que ser dados a Jennifer Anniston porque ela sai no braço contra o roteiro que lhe é entregue e torna a personagem muito mais palatavel do que o que está escrito no papel para ser. É necessário uma quantidade de talento desumanamente grande fazer o que ela faz, e eu não tenho elogios suficientes a atriz nesse sentido. A personagem, no entanto, da forma como ela é escrita é uma lixeira pegando fogo.

Verdade seja dita, todas as personagens feminas de Friends são dolorosamente mal escritas. Monica não conseguiria ser interessante por 5 minutos seguidos nem com uma arma apontada para ela, e eu ainda sonho ver um episódio escrito em 2019 onde a Phoebe defende que ser anti-vacinas e a Terra é plana são pontos de vista igualmente válidos e que devem ser tão respeitados quanto ciência.

Resumo da história: se você consegue assistir uma temporada inteira de Friends sem ter um ataque de úlceras ao ver tanta coisa errada em tão pouco tempo, então talvez a gente não devesse ser amigos.

Não que How I Met Your Mother seja muito melhor nesse departamento, infelizmente, já que Ted Mosby é um dos maiores sociopatas narcisistas que eu já vi na televisão. O Dr. House não tem nada perto desse cara.


Ow, fofo, né?

... yeah, about that, buddy...

... estamos falando de um cara que stalkeya uma mulher que obviamente não quer nada com ele por mais de 20 anos, destruindo todo e cada relacionamento que ele jamais teve por causa disso. A unica vez que ele conseguiu realmente ter um relacionamento foi com alguém que era exatamente igual a ele. Diz muito sobre você o fato que você só consegue se relacionar com alguém que é tão apenas uma projeção da sua pessoa que nem nome tem, não?

Com efeito, a "mãe" de quem Ted está contando a história é tão apenas uma manic pixie dream girl para justificar o seu amor por si mesmo que o nome da personagem título da série é dito apenas duas vezes durante a série INTEIRA. Ela é tão uma não-pessoa, tão apenas uma objetificação do amor de Ted por si mesmo que nem nome ela tem!

Escuta, amigo, buddy, parça, chapa, pal, eu sei que na sua cabeça isso é amor... mas não é. É psicose. Quando sua definição de amor é ter um checklist de tudo que uma pessoa tem que ser ANTES  de conhecer ela e depois chutar ela por não ser a "The One" quando ela falha em atender cada um dos itens (que apenas descreve você mesmo), isso não é bonito. Isso é doentio. E potencialmente perigoso. Eu considero o fato de nenhuma mulher ter saído dessa história esfaqueada em um beco escuro uma vitória, pessoalmente.

Quando você diz para sua namorada que ela tem que se livrar dos cachorros dela porque eles fazem te lembrar os ex dela, você tem mais problemas do que a psiaquiatria vai poder te ajudar pelos próximos dois séculos. E você é um ser humano desprezível.
Enfim, tal qual como Ross e Rachel, Ted é um caso perdido e que serve para pouca coisa senão estudos de toxidade em relacionamentos.

Isso sendo dito, How I Met Your Mother faz uma coisa que Friends não faz, e essa é a diferença que torna a primeira assistivel enquanto a segunda é apenas um exercicio de te lembrar porque você não tem redes sociais (e se tem por favor vá embora, não é para você que eu estou escrevendo isso).



O truque aqui é que HIMYM é inteiramente auto-ciente do quão errado e problemático o seu protagonista é, enquanto Friends não parece achar nada de errado com o acidente de trem que eles estão colocando a frente da sua série.

Durante o curso da série, os amigos de Ted lhe dizem inúmeras, incontaveis vezes o quanto a forma com que ele vê o mundo e como ela age é pouco saudável, mas mais importante que isso, a série mostra na prática os efeitos de ser dessa forma. As pessoas crescem e evoluem ao redor dele enquanto Ted se pergunta porque só a vida dele não vai a lugar nenhum.



E deveria, porque mesmo Barney, que começou a série apenas como um meme se torna um ser humano plenamente desenvolvido - não em pouco mérito por causa do ator, que é incrível, Mas também porque diferente do que aconteceu com Jennifer Anniston que lutou sozinha uma luta inglória contra um personagem pavoroso, Neil Patrick Harris trabalhou junto com os roteiristas para evoluir o seu personagem.

Ted entende que tem algo que esta dando errado com a sua vida, mas não está disposto a fazer as mudanças necessárias para isso - mesmo com seus amigos reiteradamente tentando lhe ajudar com isso. Mas Ted não aprende lição nenhuma com os tombos que leva - se alguma coisa, no máximo que ele está fazendo tudo certo e que o universo lhe deve algo por isso (ele diz com essas exatas palavras, na verdade). Ele não evolui, ele não aprende, ele apenas se apega a sua listinha da mulher perfeita (que é descrição dele próprio) para ser a "The One" e espera que o universo lhe entregue isso magicamente.

Aos 35 a vida de todo mundo seguiu adiante, mesmo o desastre nuclear de ser humano que era o Barney, e Ted ainda está batendo cabeça com a sua maldita listinha.

Então, como você faz uma série de 9 temporadas com um protagonista assim? Simples, não faz.



E eis o truque aqui, crianças: ao contrário de Friends, HIMYM percebeu que eles haviam escolhido o cavalo errado para lutar sua batalha e gradualmente desiste de ser uma série sobre o Ted e passa a ser sobre os personagens muito melhor desenvolvidos que o cercam. A partir da metade HIMYM é uma série sobre Barney e Robin, ocasionalmente sobre Marshall e Lilly e muito eventualmente tem um episódio ou outro sobre o Ted - e mesmo assim apenas para contar uma estrulia engraçadalha que aconteceu com ele perseguindo a sua listinha da "The One". O que era basicamente o que o Barney fazia no começo da série, que era ser o personagem golfinho da série (que aparece na superficie, faça uma graça e afunda de novo).

Essa foi uma sacada genial que Friends não teve. E o que eu chamo de "sacada genial", muitas pessoas chamariam apenas de bom senso em não colocar como centro da história um personagem com o qual o único relacionamento que você gostaria de ter é uma ordem judicial de restrição contra ele.

Isso é ótimo, mas não vem sem um preço, infelizmente. Este sendo que faz o final de HIMYM muito, muito, mas muito ruim.



How I Met Your Mother começa como uma sitcom de Nicholas Sparks em que um jovem sonhador espera encontrar a "The One". Só que ao longo do tempo, com a reação do publico e com o próprio input dos atores, HIMYM se tornou algo maior do que isso.

Se me perguntarem hoje, HIMYM é uma série sobre como os relacionamentos são dificeis, complicados e imperfeitos. Relacionamentos são, muitas vezes, coisas terríveis que exigem sacrificio e doação que vão além do que o "felizes para sempre" mostra porque é assim que as pessoas são.

Embora Lily e Marshall sejam basicamente um dos casais mais perfeitos de todos os tempos, eles nem sempre se entendem. Eles brigam. Eles tem que abrir mão de coisas um pelo outro. Eles se ajeitam. Eles fazem isso de novo e de novo. Estar apaixonado não significa ser "perfeito". Se você tem medo de ter discussões, tudo vai se acumulando até o ponto em que fica insalubre, o ressentimento torna completamente tóxicas e explosivas. O fato de que a maioria dos casais no show são mostrados batendo cabeça em seus relacionamentos regularmente nos lembra que, como eles, somos apenas humanos tentando fazer o nosso melhor. 

E não apenas sobre relacionamentos, mas sobre tudo na vida. Sobre emprego. Sobre ter filhos. Se você já teve, ou conhece alguém que acabou de ter filhos, sabe como não tem nada de romantico nisso em ver um farrapo de ser humano sem dormir direito desejando que aquele projeto de macaquinho desapareça apenas por algumas horas pra você poder ter uma vida. HIMYM é uma das poucas séries que eu lembro de ter visto fazer isso (de cabeça, é a única). 

Ted is the best woo-hoo girl


Tem muitas lições verdadeiras e humanas ali sobre amizade, relacionamentos e sobre si mesmo. Os personagens crescem e se tornam pessoas melhores (exceto o Ted), a série cresce junto com eles. E justamente por isso que é tão danoso que o final da história já estivesse escrito desde o primeiro episódio - literalmente, as cenas com os filhos do Ted já estava gravadas desde o começo.

Toda evolução não apenas dos personagens e dos relacionamentos entre eles mas próprio do propósito da série - de uma novela de Nicholas Sparks para algo bem mais ao estilo Master of None - é descartada em poucos minutos para usar o roteiro que já estava escrito desde o primeiro episódio. É até mesmo ofensivo como a série passou várias temporadas construindo o relacionamento do Barney e da Robin e uma  ultima temporada especificamente sobre isso, é jogador fora em uma de 45 segundos que não faz nenhum sentido.

Barney, obviamente, nunca ouviu falar de animes


Quando você escreve, é apenas natural que ao longo da escrita os personagens e as situações vão adquirindo voz e se desenvolvendo de formas que você não planejou originalmente. 

Em um cenário fiel ao personagem, por exemplo, Hermione não deveria terminar com ninguém que ela conheceu na escola. Ela deveria terminar seus estudos, viajar o mundo, aprender algumas coisas sobre a vida e então fazer uma escolha. Mas mesmo que seja absolutamente vital que ela ficasse com alguém da escola por qualquer razão narrativa que fosse, ela claramente deveria ter ficado com Harry ao invés de Rony. Porque não aconteceu? Porque JK Rowling seguiu o que já estava escrito no guardanapo original dela (logo acima de "Nagini é uma mulher asiatica na verdade"), mesmo contrariando a verdade que se desenvolveu ao longo da narrativa.

O que, alias, não é bullshit da minha cabeça. Quem disse foi a própria autora:


Uma história longa, uma boa pelo menos, é uma coisa viva que cresce junto com os personagens além do controle do autor. O Thor que vemos em Endgame não é o mesmo que Kevin Fage imaginou em 2011. Foi algo que foi crescendo com o tempo, evoluindo como algo vivo e verdadeiro. E os fãs sentem esse tipo de coisa. 

Até porque existem dois caminhos que um personagem pode tomar em uma narrativa longa: ou ele evolui consigo mesmo, ou ele "flanderiza". Flanderizar é uma expressão que nasceu com os Simpsons e que consiste em pegar um único traço de um personagem relativamente completo e o transformar em sua única característica definidora.

No exemplo que dá nome ao termo, Ned Flanders inicialmente é o cidadão modelo que faz Homer Simpson parecer mais perdedor em comparação. Ele tem filhos que o amam, tem um emprego que o satisfaz, é um bom cristão e uma pessoa respeitada na comunidade. Com o derror da série, ele lentamente escorrega para não ser nada senão um fanatico religioso carola.



Friends faz isso terrivelmente com todos seus personagens (talvez exceto Rachel, mas novamente merito muito mais a Jeniffer Anniston do que ao roteiro). Joey começa a série como um cara sem muita instrução formal e meio desligado, mas que sabe se virar no dia-a-dia. Em algum ponto ele passa a ser só o burrão do grupo. Chandler é o cara comum que não é tão macho-alfa assim, em algum ponto é blatante as piadinhas que ele é gay enrustido (porque é anos 90 e é super hilário sugerir que tem algo errado em alguém ser homossexual e que isso é motivo de piada). E assim vai.

HIMYM faz o melhor dos seus esforços para não cair nessa armadilha, e mesmo o fato de Ted se tornar mais e mais obsecado com a pilha de verdades idiotas que ele tirou da bunda não é ignorado pelo roteiro - e sim usado como um elemento de construção da série. Ted não foi o ultimo da galera a se casar porque ele estava esperando a "chosen one", e sim porque ele vê o mundo de uma forma tóxica e pouco saudavel. Que ele tenha encontrado sua cópia carbono com tetas (e sem nome) é meramente uma conveniencia do roteiro, mas se fosse na vida real seria muito mais sorte do que juízo. Mas muito mais mesmo.



Essa coisa de aderir ao final Nicholas Sparks inicialmente planejado não apenas trai o que a série se tornou, mas acaba se sabotando próprio conceito dela. A série é sobre o que, exatamente? Um pai contando aos filhos que a mãe deles foi o prêmio de consolação mas não o que ele realmente sempre quis a vida toda? Mas oi? Quem é que faz uma coisa dessas?! Sério, quem?

É apenas estúpido e joga fora toda uma construção genuinamente verdadeira de quase dez anos. Olha, caras, eu sei que vocês realmente gostaram da ideia que vocês tiveram: gravar o final da série no primeiro dia para usar dez anos depois é realmente uma saca única, apenas... não foi isso que a série acabou se tornando. Todo relacionamento necessariamente envolve sacrificio e abrir mão de coisas, porque é assim que nós seres imperfeitos somos, e foi justamente isso que faltou aos criadores da série. A ideia inicial para o final de vocês era muito legal, mas chegou um ponto em que vocês deveriam te-la deixado ir. Faltou comprometimento e capacidade de doação que os relacionamentos que vocês construíram tão bem mostraram ao longo dos anos.

Não foi legendário, caras. Nem adianta esperar por isso. E nem me deixe começar sobre a Lilly...


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