[ANIMES] KAKEGURUI (ou as jogatina pira)

| domingo, 7 de abril de 2019
 
Eu já mencionei antes, porém não temerei a mencionar novamente: animes de esporte são a coisa mais espetacularmente imbecil da face da Terra. Esqueça o DVD, esqueça a camera de vídeo portátil, esqueça a calculadora eletrônica. O grande e maior legado do Japão para a raça humana será para sempre os animes de esporte.

Mas o que leva este tipo de anime a ser tão deliciosamente ridiculo? Muito simples: a quantidade de esforço que os criadores colocam para tratar cenas que implodem a noção do rídiculo como se fosse uma coisa altamente séria e profissional. Nesse quesito nenhum anime supera a obra prima da bocabertice que é Keijo!!!!!!!!! (só de ser um anime com oito exclamações no nome já te dá uma ideia do que esperar), que é o esporte mais retardado da história da humanidade mas é tratado como se fosse algo altamente sério.

Mas tenras sejam as coxas de Rikka-sama, enquanto Kakegurui não é nenhum Keijo!!!!!!!! (com suas oito exclamações), certamente eles fazem o humanamente possível para chegar perto.

Então, vamos começar pelo cenário: Kakegurui é uma mistura de Prison School com Danganroppa. Mas o que essas palavras ao menos significa? 

Vamos lá: assim como em Prison School, a história se passa em uma escola que na verdade é uma coisa totalmente bizarra e ninguém questiona muito sobre isso because anime. No exemplo citado a escola também é uma prisão por MOTIVOS, e aqui ela é mais ou menos um cassino nas horas vagas. Porque é assim que os animes rolam.



Só que ela não é "qualquer cassino nas horas vagas" e é aqui que Danganrompa entra. A Academia Hyakkaou é a escola mais influente do Japão - e por isso quer dizer que é onde todos os políticos, grandes empresários e basicamente qualquer um que é alguém na sociedade matricula seus picorruchos. Então os alunos dessa escola são fabulosamente ricos e poderosos, e como toda pessoa fabulosamente rica e poderosa estas crianças tem hobbys fabulosamente excentricos.

Eis então a coisa do jogo: nessa escola - como em todo anime de esporte - tudo é decidido pelo esporte em questão. O tema aqui são "apostas" (kakegurui significa algo como "jogador compulsivo") e os alunos podem ganhar fortuna e poder na vida social futura através de carteado e otras cositas mas. Em compensação, se você fracassar e falir você perde seu status de ser humano e passa a ser um tipo de elfo doméstico da classe.

As coisas começam a mudar na Academia Hyakkaou quando uma aluna transferida quebra a ordem natural das coisas e gambleia seu caminho desafiando o todo poderoso grêmio estudantil da escola, composto pelos maiores jogadores do colégio. Bem, se você já viu anime suficiente na vida sabe como as coisas funcionam.

Como não pode deixar de ser neste genero de anime, Yumeko Jabami é uma Mary Sue com poderes de ser foda o tempo todo em todas as coisas possiveis. Só que ao contrário de seus pares ocidentais, que tem o dom de fodanchelar toda a porra criando personagens Mary Sues, os japoneses sabem se virar bem melhor com isso. 

VIRE BAIXO PRA QUÊ!


Vê, o segredo de uma personagem Mary Sue não é fazer ela ser incrível o tempo todo e vencer em tudo, e sim colocar esse personagem em desafios que você vai pensar "oh não, não tem como ela se dar bem nessa!" e então o personagem triunfar da forma mais ridiculamente inacreditavel possível. Para maiores referencias, recomendo assistir "Sakamoto Desu Ga".

Mas o quão inacreditaveis são esses triunfos de nossa heroína contra todas as possibilidades? Bem, eu diria que "Death Note inacreditaveis" é um bom parametro. Então prepare-se para ver muitas cenas em que a explicação para a vitória da Yumeko vai te deixar assim:


Ajuda muito essa premissa que os jogos sejam tão retardados quanto. Embora tenha uma ou outra partida de poker, a maior parte das apostas de vida ou morte valendo milhões de ienes e arriscar ter que ser a esposa de 17 do ministro das finanças com obesidade morbida é decidida em jogos do tipo Pedra-papel-tesoura, jogo da memória e "adivinhe o que eu estou pensando".

Eu não estou de sacanagem com a sua cara.

Então se a sua noção de diversão é ver uma explicação de 5 minutos sobre como uma estratégia para vencer no pedra-papel-tesouro foi posta em risco por uma trapaça e como Jabami brilhantemente antecipou essa trapaça desde o começo e se preparou para ela, então esse é definitivamente o seu anime. Porque eu sei que a minha noção de diversão é bem essa!

Em Kakegurui tudo então é tratado com a mais profunda seriedade mesmo que os personagens estejam discutindo estratégias e esquemas para trapacear as trapaças em jogos que basicamente dependem apenas da sorte, e tudo isso é muito bom e muito bonito... mas pode nos levar a seguinte pergunta: ok, mas por mais bem intencionados que eles sejam na nobre arte de retardadice, existe um limite para o quão interessante eles podem deixar esses joguinhos, certo?



Bem, não.

Em primeiro lugar,  nunca, mas nunca mesmo duvide do Japão. Estamos falando do país que animou a cena de um cara escrevendo em um caderno e comendo Ruffles como algo totalmente épico, ok?


Em segundo lugar, o estúdio MAPPA tinha uma das maiores vantagens que um anime pode ter hoje em dia: um contrato de distribuição com a Netflix. O que significa que eles tinham mais recursos do que sabiam o que fazer com ele. Sério, o brilho do olho dos personagens costuma ter mais quadros de animação do que um episódio inteiro de Cavaleiros do Zodiaco.

Mas ok, você tem todo dinheiro que um animador japonês sempre sonhou, o que você faz com ele? Ora, o que! É claro que você faz o anime mais gay de todos os tempos, é claro!

Ok, o segundo anime mais gay de todos os tempos
Não, é sério, Kakegurui é um animado como se fosse um hentão lésbico e enquanto o anime não tem explicitamente capos de fusca atropelando patas de camelo, tem uma pegada tão homoerótica lésbica acidentalmente não intencional (uau, que coisa estranhamente especifica) que honestamente parece uma versão feminina de Jojo.

Não acredite apenas nas minhas palavras, veja a abertura dessa coisa:


Enquanto nossas heroínas estão discutindo suas estratégias para adivinhar a data de nascimento de uma pessoa aleatória (vence o jogo quem chegar mais perto), a cena está sendo animada como se as moçoilas a qualquer momento fossem gratinar os seus canelones. Adicione a isso que as nossas jogadoras compulsivas se sentem sexualmente excitadas pelas apostas e todas essas coisas e temos algo acontecendo aqui... eu não sei bem o que, mas tem...

Então Kakegurui é um anime com personagens completamente pancadas da cabeça, partidas idiotas sendo discutidas como se fosse algo sério, estratégias mais retardadas ainda de uma personagem que vai full Death Note e está pensando 5 passos a frente o tempo todo, apostas completamente bizarras (como quando a menina teve que apostar as unhas... sim, isso mesmo) enquanto as cenas são animadas da forma mais gay sem ser abertamente sexual que é possível fazer. 



Ou seja, apenas anime fazendo o que sabe fazer de melhor. Coisa fina.
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